Respostas
A área de CDB é igual à área do triângulo maior ABC menos a área do triângulo menor ABD:
A área de ABD é fácil de calcular, pois sabemos os valores da sua base (DA = √3 cm) e de sua altura (AB = 3 cm), e também sabemos que a área de um triângulo é dada por:
Onde b é o comprimento da base e h é a altura do triângulo. Então a área de ABD é:
Agora para a área do triângulo maior, ABC. Precisamos descobrir o tamanho da sua base, AC. Se olharmos para o triângulo ABD, temos a seguinte informação sobre a tangente (oposto sobre adjacente) do ângulo 2θ:
Se você se lembrar dos ângulos notáveis, vai perceber que a tangente de 60º resulta em √3. Isso quer dizer que:
Olhando para o triângulo ABC, vemos que ele tem um ângulo θ, ou 30º. Sabendo que AB vale 3 cm, e sabendo que a tangente de 30º é √3 ÷ 3, temos:
Agora que temos a base de ABC, podemos calcular sua área:
Como já temos as áreas de ABC e ABD, podemos calcular a área de CDB:
Logo, a alternativa correta é a letra D.
ATUALIZAÇÃO:
Você me pediu pra resolver isso por lei dos senos e dos cossenos nos comentários. Vou tentar usar onde for possível. Vamos voltar pra antes de você calcular a área de ABD, e em vez disso vamos calcular o valor da hipotenusa desse triângulo:
A lei dos senos nos diz que as razões entre os lados do triângulo e os seus ângulos opostos são iguais umas às outras. No caso do triângulo CDB, o lado BD é oposto ao ângulo θ, e o lado BC é oposto ao ângulo 180º - 2θ. Isso nos dá a seguinte expressão:
Se você voltar à minha resposta original, lá eu explico como encontrar o θ. Aplicando o valor descoberto à expressão, ficamos com o seguinte:
E o lado CD? Você pode determiná-lo pensando nos ângulos do triângulo: Você tem um ângulo de 30º e um de 120º. Isso quer dizer que o último ângulo tem que ter 30º. Ou seja, o triângulo CDB é um triângulo isósceles, pois tem dois ângulos iguais que definem dois lados iguais. Então CD = BD = 2√3 cm.
Você pode calcular a área de CDB independentemente usando a fórmula de Heron. É assim:
Onde p é o semiperímetro do triângulo (metade do perímetro). Então:
Substituindo tudo na fórmula:
Como dá pra ver, a resolução por essas leis acaba sendo mais chatinha do que o método de calcular o triângulo maior e subtrair o menor. E eu não usei a lei dos cossenos justamente por o triângulo ser um triângulo isósceles. Mas se você quiser uma versão usando a lei dos cossenos...
A lei dos cossenos pode ser usada pra determinar CD. O que essa lei diz é que qualquer lado c de um triângulo pode ser encontrado pela fórmula:
Onde a e b são os outros lados do triângulo e Ф é o ângulo oposto ao lado que você quer determinar. Como já expliquei, Ф = 30º. Então você fica com:
Confirmando o que eu disse sobre o triângulo ser isósceles. Aí você pode aplicar isso na fórmula de Heron.