Chumbo é um metal pesado que é bioacumulativo (acumula-se progressivamente na cadeia alimentar e não é eliminado com o tempo), tóxico, cancerígeno, prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso, pode afetar o sistema circulatório, levar ao desenvolvimento de anemia, saturnismo, gerar alterações neurológicas e do sistema reprodutor, além de disfunção renal. Todos esses fatores levam muitos a se preocuparem com as formas de contaminação por chumbo, e um dos envolvidos em especulações são os cosméticos. Desde o dia 27 de março de 2013, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o uso de chumbo em cosméticos por meio da resolução RDC 15/2013 e determinou que o uso de acetato de chumbo só pode ocorrer em tinturas capilares, sendo que em outros cosméticos não há nenhuma regulamentação. [. ] As doenças mencionadas nesse texto estão associadas à suscetibilidade coletiva. Solubilidade do metal. Predisposição genética. Densidade do metal. Concentração do metal
Respostas
respondido por:
1
Todo mundo no planeta está contaminado com algum metal pesado, toxinas no ar ou microrganismos, o problema dos metais pesados está na concentração deles, por exemplo, uma pessoa que trabalhou com tinta à base de chumbo terá mais problemas do que alguém que se contamina com mercúrio no sushi (alternativa E).
Metais pesados e os seus riscos
Metais pesados são altamente eletrizados e conseguem remover ou adicionar elétrons e prótons às proteínas e DNA, daí surge a capacidade de causar danos, além de destruir tecidos, obstruir vasos e barreiras.
Venha estudar mais sobre os metais pesados
https://brainly.com.br/tarefa/5732896?source=aidnull
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás