Sobre o conceito de qualidade de vida em Psicologia da Saúde, analise as afirmativas a seguir:
I. Analfabetismo e despolitização são elementos importantes para a qualidade de vida dos sujeitos, pois são fatores que permitem compreender os direitos básicos a serem exigidos nos atendimentos em saúde, fora a de contribuir na compreensão estrutural que envolve a consciência da própria vida.
II. O Sistema Único de Saúde (SUS) surge em conformidade com mudanças políticas, sociais, resultando em mudanças culturais e importantes. Compreende de forma mais ampliada a concepção de cuidados e qualidade de vida aos indivíduos, suas comunidades e famílias.
III. O conceito de educação em saúde está ancorado no conceito de promoção da saúde, que trata de processos que abrangem a participação de toda a população no contexto de sua vida cotidiana, focando apenas nas pessoas sob risco de adoecer, o que otimizaria os recursos públicos.
IV. Assumir a integralidade na educação em saúde significa que os profissionais passem a perceber a comunidade em sua territorialidade, elemento fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS).
É correto o que se afirma apenas em:
A)
I e IV.
B)
I, II, IV.
C)
I, II.
D)
II, III e IV.
E)
III e IV.
Respostas
A cidadania só é exercida quando se está ciente dos seus direitos básicos, para isso, a alfabetização e a politização são elementos importantes. O SUS tem participação popular o que, torna mais eficaz os cuidados da população e as comunidades. As afirmativas I e II estão corretas, portanto, letra c.
Psicologia em saúde
O conceito de educação em saúde está também associado ao conceito de promoção a saúde, porém não foca apenas nas pessoas com risco de adoecer e sim na manutenção da vida saudável. A integralidade na educação em saúde está relacionado a abrangência do indivíduo em todos os níveis, considerando todo o contexto social, familiar e cultural.
Saiba mais sobre psicologia em saúde em: https://brainly.com.br/tarefa/1575723
Resposta:
Letra B
Explicação:
I,II,IV