Ao estudar as emoções de trabalho, é proposto uma sistematização didática com base na noção de níveis. É possível encontrar esta subdivisão em quatro níveis de estudo sobre as emoções no trabalho. O terceiro nível tem como foco os “grupos”, que corriqueiramente estão presentes nos contextos organizacionais. Diante do fato que, as relações impactam diretamente no bem-estar e no desempenho, leia as afirmativas abaixo: I - O humor do líder tem influência nos membros de sua equipe de trabalho e de certa forma, tem impacto direto nos processos internos ao grupo. Ou seja, o humor do líder está relacionado ao conceito de humor do grupo, o que contribui para a composição afetiva do grupo. II - O humor do grupo pode estar relacionado à inteligência emocional do grupo. Um grupo onde há grande parte dos membros com elevados índices de inteligência emocional, tem influência das trocas interpessoais e da aprendizagem no comportamento grupal, assim como na sua efetividade no trabalho. III - O modelo de liderança está diretamente relacionado ao desempenho da equipe. Um ponto que inspira a confiança nos membros do grupo é o estilo de liderança transformacional. Além disso, inspira padrões de conduta, provê estímulos intelectuais e ocupa-se de atender às necessidades emocionais de seus membros. Sobre as alternativas acima, marque a opção correta:
A.
I, apenas
B.
I, II e III.
C.
I e II, apenas
D.
I, e III, apenas
E.
II e III, apenas
Respostas
Resposta:
B. I, II e III.
Explicação:
O humor do líder tem influência nos membros de sua equipe de trabalho e de certa forma, tem impacto direto nos processos internos ao grupo. Ou seja, o humor do líder está relacionado ao conceito de humor do grupo, o que contribui para a composição afetiva do grupo. O humor do grupo também seria decorrente do treinamento da equipe, da modelagem e da manipulação do afeto. Os sentimentos positivos são essenciais pre-requisitos para a efetividade, a satisfação e o comprometimento dos grupos. O humor do grupo pode estar relacionado à inteligência emocional do grupo. Um grupo onde há grande parte dos membros com elevados índices de inteligência emocional, tem influência das trocas interpessoais e da aprendizagem no comportamento grupal, assim como na sua efetividade no trabalho. O modelo de liderança está diretamente relacionado ao desempenho da equipe. Um ponto que inspira a confiança nos membros do grupo é o estilo de liderança transformacional. Além disso, inspira padrões de conduta, provê estímulos intelectuais e ocupa-se de atender às necessidades emocionais de seus membros. Diferentemente ocorre no modelo de da liderança transacional, que tem um foco mais instrumental, ou seja, trocas pontuais orientadas por objetivos e metas gerais, desconsiderando as características e necessidades emocionais de seus membros.
Sobre liderança e equipe, o humor do líder afetará o desempenho do trabalho da equipe, da mesma forma que o desempenho da equipe influenciará o posicionamento do líder. Se os integrantes possuem um índice de inteligência emocional, isso refletirá também na equipe, assim, a alternativa adequada é a B (I,II e III).
Liderança e gestão democrática
- Reuniões que estimulem a participação dos funcionários nestas e não somente as indicações do gestor ou empreendedor.
- Desenvolvimento de uma estrutura de gestão em que o empregado sinta como se fizesse parte de uma grande familia, no caso a empresa.
- Estimular o entendimento que o funcionário não só fornece um bem para a empresa, mas para a sociedade.
Continue estudando sobre emoções em: https://brainly.com.br/tarefa/51395183
#SPJ2