Leia o texto abaixo. O Matuto I [. ] O rancho não era mais do que o prolongamento da garapeira1, com a qual tinha comunicação interior. Era, como são tais pontos, apenas envarado até meia altura e coberto de telhas. De um lado estava a longa manjedoura em que os cavalos dos rancheiros passavam a noite aproveitando, de mistura com alguns pés de capim, cortados de tarde, os talos e retraços que nela tinham deixado os cavalos dos rancheiros na noite anterior. Do outro lado o alpendre mostrava-se inteiramente livre, como convinha, a fim de terem os hospedes espaço para as suas redes [. ], e donde a qualquer hora da noite podiam ver os seus animais alguns passos de distância, comendo se havia o que [. ]. O dono da garapeira, responsável pela segurança dos animais, fechava as portas do puxado quando via os rancheiros recolhidos, e só reaparecia ai de madrugadinha para receber destes a respectiva paga. Muitas vezes, estava ele ainda deitado quando ouvia uma voz que lhe dizia: – Aqui fica o dinheiro, seu Ignacio. Era a voz do rancheiro, o qual punha por baixo da porta a quantia devida. Nunca nenhum se ausentou sem ter primeiro cumprido o seu dever, com a proverbial probidade do matuto e do sertanejo do norte. [. ] *Vocabulário: 1garapeira: espécie de rancho, em beira de estrada, onde os tropeiros, mediante pagamento, obtêm garapa e alimento para seus animais e eventualmente recebem abrigo. TAVORA, Franklin. O Matuto. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2022. Fragmento. Nesse texto, o elemento da cultura local em evidência é a comida típica servida pelos restaurantes de estrada. A estrutura de moradias desenvolvida nas regiões rurais. O método de criação de animais para o trabalho. O tipo de hospedagem oferecido por um estabelecimento. O trajeto utilizado pelos rancheiros em suas viagens
Respostas
O elemento da cultura local em evidência é:
d) o tipo de hospedagem oferecido por um estabelecimento.
Texto "O matuto"
Esse trecho extraído do romance de Franklin Távora põe em evidência o rancho, uma espécie de hospedaria de beira de estrada, um abrigo temporário para trabalhadores e viajantes. No texto, o termo utilizado para se referir a esse estabelecimento é "garapeira".
Nesse trecho predomina a sequência descritiva, pois o foco está na descrição do rancho. Além de descrever o local, o autor indica como era a relação do dono do estabelecimento com seus clientes.
Além de local para dormir, os tropeiros também obtém refeição para si e para seus animais.
Mais sobre interpretação de texto em:
https://brainly.com.br/tarefa/42896386
https://brainly.com.br/tarefa/44455768