Para não causar problemas ao solo, o homem precisa ter alguns cuidados. Descubra-os com as dicas abaixo e escreva-os nos quadros.
Respostas
Resposta:
Conservação da vegetação nativa
Uma das mais importantes maneiras de preservar o solo é não praticar o desmatamento. A vegetação natural de um ambiente possui características e substâncias que conservam o solo e o mantém saudável.
Muitas organizações acabam optando pelo desmatamento na hora de construir grandes empreendimentos e não se preocupam em saber como preservar o solo. Uma solução para isso é contratar uma empresa de consultoria ambiental, que irá prestar serviços como perícia ambiental e análise de risco, fazendo com que o empreendimento ganhe destaque positivo no mercado por ter responsabilidade socioambiental.
Reflorestamento
Algumas pessoas dizem que não podem morrer sem plantar uma árvore. Mesmo sem saber, elas dão uma ótima dica de como preservar o solo de maneira adequada. O desmatamento pode facilitar a ocorrência de erosão no solo, portanto, plantando árvores a erosão é evitada. O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais usadas neste processo de reflorestamento, pois suas raízes sustentam a terra e absorvem parte da água.
Rotação de cultura
Em áreas de plantações o ideal é que se use a rotação de cultura. O que é isso? A área é dividida em partes, de maneira que uma delas sempre ficará descansando e outras partes recebem o plantio de culturas diferentes. Depois da colheita, ocorre uma rotação onde a parte que havia descansado recebe o plantio e a que foi usada vai para descanso. Isso evita o desgaste da terra e a infertilidade.
Combate à erosão
O combate à erosão é feito através do sistema de curvas de nível. As curvas de nível são valas em sentido circular que são feitas no solo em regiões altas, como serras, montanhas e morros. Essas valas absorvem a água, evitando enxurradas que podem causar desmoronamentos de terra e prejudicar plantações.
Atenção com o lixo
Procure reduzir, reciclar ou reutilizar o lixo produzido na sua casa e na sua empresa, sempre que possível. Você pode diminuir a geração de lixo montando um sistema de compostagem. Outra maneira de diminuir a produção de lixo é escolhendo produtos com pouca embalagem ou com embalagens biodegradáveis. Além disso, não descarte medicamentos e outros produtos farmacêuticos, como seringas, no lixo comum ou no vaso sanitário.