1) Leia os fragmentos dos poemas "O canto do Piaga" e "Deprecação", de Gonçalves Dias, e responda ao que se pode.
Nesses poemas, Gonçalves Dias constrói um retrato anticonvencional do indígena Brasileiro, se considerados os parâmetros românticos típicos de idealização, principalmente a configuração cavalheiresca medieval no índio. Ao assumir o ponto de vista do nativo, que visão do projeto colonizador europeu a voz poético apresenta?
A foto são dos poemas!!
Respostas
Resposta:
Nós é mostrada a visão do medo aos europeus na visão dos indígenas, como seres assustadores, desconhecidos e frutos de uma maldição, igual como referem os adjetivos. Exemplo: "Monstro", "Que vivem sem pátria".
1) A voz poética enxerga o projeto colonizador como algo negativo, ruim, destrutivo da cultura indígena. É um projeto que só pensa em tomar as riquezas, escravizar e matar os indígenas, alterar seus costumes.
Interpretando os poemas
Ao ler os textos "O Canto da Piaga" e "Deprecação", de Gonçalves Dias, vemos que o autor assume a posição dos nativos, ao invés de falar sobre eles, ou descrevê-los. E ao fazer isso, denuncia todos os abusos cometidos pelos europeus ao chegarem às terras indígenas que mais tarde seriam chamadas "Brasil".
Agindo assim, o autor também demonstra respeito pelos indígenas, pois não os apresenta de maneira idealizada, nem romântica, mas como seres humanos que viram sua terra ser invadida e sua vida mudar completamente.
Para saber sobre interpretação de texto, que vai ajudar você a responder esse tipo de pergunta, acesse: brainly.com.br/tarefa/22840907
#SPJ2