O norte-americano Frederick Winslow Taylor iniciou a chamada Escola da Administração Científica. Também conhecida como Taylorismo, o nome Administração Científica deve-se à tentativa precursora de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração para o estudo dos tempos e movimentos. Taylor propôs racionalizar o método de trabalho para aumentar a produtividade. Essa abordagem foca no método de trabalho e concentra-se na crença de que fazer as pessoas trabalharem o máximo possível não é tão eficiente quanto otimizar a maneira como as tarefas eram realizadas. Em contrapartida, a teoria teve como maior desvantagem e motivo para receber críticas, a mecanização dos trabalhos.
Adaptado de: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014.
Com base no texto apresentado a respeito da Administração Científica, avalie as afirmações a seguir:
I. A ênfase do Taylorismo são as pessoas e a estrutura industrial, que tem por objetivo melhorar o trabalho do operário.
II. O Taylorismo buscou estudar e definir a melhor maneira de realizar uma tarefa para aumentar a eficiência da indústria.
III. A aplicação da observação e mensuração buscava identificar os melhores movimentos e tempos para a execução de uma tarefa.
IV. A Administração Científica iniciou a aplicação do estudo científico aos processos de trabalho, para conseguir o máximo de produção, com alta qualidade e no tempo mínimo.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:II, III e IV
Explicação:
A I está errada pois o Taylorismo é o sistema de produção baseado na organização racional do trabalho e na remuneração das pessoas pelo resultado obtido, para conseguir o máximo de produção, com alta qualidade e no tempo mínimo. Portanto, o objetivo não é melhorar o trabalho do operário, e sim, o sistema de produção.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás