"Cícero e Quintiliano entendiam por humanitas a cultura espiritual, a polidez dos costumes e, mais geralmente, a civilização. Quando os intelectuais italianos, a partir de Petrarca, se voltaram novamente para os grandes escritores da Antiguidade, faziam-no no desejo de recuperar os valores da cultura que eles tinham exaltado. Essa 'recuperação' exigia a pesquisa de manuscritos, a eliminação das leituras defeituosas e a crítica filológica dos textos, bem como o estudo de línguas antigas esquecidas como o grego e o hebraico. Portanto, certos humanistas foram, principalmente, gramáticos e puristas. Mas era impossível que a redescoberta do pensamento dos Antigos não influenciasse a filosofia da época que operava tal descoberta. Daí o desenvolvimento de um sincretismo humanista que se esforçou por conciliar o Evangelho cristão com a sabedoria de Platão reencontrada e com a de Cícero, e a austeridade do cristianismo com o epicurismo ou, ao contrário, com o estoicismo. Este esforço de síntese caracteriza a época do Renascimento de Lorenzo Valla a Montaigne. O humanismo foi mais pagão em Itália que além-Alpes; sofreu uma tentação de cepticismo com os 'paduanos' e com Dolet. Mas, no seu todo, com Ficino, Thomas More e Erasmo, foi principalmente uma tentativa —parcialmente bem sucedida — de integração no cristianismo do amor à vida e à beleza que tinha marcado a cultura antiga".
Com base na leitura do trecho acima, assinale a opção que caracteriza o humanismo renascentista.
Escolha uma:
a. Muito preocupados em traduzir e redescobrir os textos clássicos, o movimento humanista teve uma produção própria muito tímida e pouco expressiva.
b. Ao romper com o passado e com a Idade das Trevas, pode-se dizer que o humanismo inaugura a Idade Moderna, guiada pela ciência e pelo antropocentrismo.
c. O humanismo voltou-se à tradução de textos gregos e latinos que permaneceram censurados pela Igreja durante a Idade das Trevas.
d. O pensamento humanista refuta qualquer espécie de doutrina católica ao defender que o homem se deixe guiar pela ciência e por sua própria razão.
e. Através do resgate de textos da tradição greco-latina, os estudiosos humanistas buscavam reeditar valores clássicos no presente, unindo o conhecimento dos antigos às necessidades e crenças de sua própria época. Correto
Respostas
A alternativa correta sobre o humanismo renascentista é a letra C) Através do resgate de textos da tradição greco-latina, os estudiosos humanistas buscavam reeditar valores clássicos no presente, unindo o conhecimento dos antigos às necessidades e crenças de sua própria época.
O tempo para os humanistas
O tempo, para os humanistas, está interligado, e por isso passado, presente e futuro formariam um único tempo. Ou seja, a temporalidade deve ser fluida, ao invés de estática, e deve possibilitar ao indivíduo a perspectiva de sua totalidade.
Nesse sentido, os estudiosos humanistas tinham o desejo de realizar uma reedição dos valores clássicos na atualidade, fazendo com que o conhecimento dos antigos se aliasse ao conhecimento dos contemporâneos, e assim haveria uma temporalidade fluida.
Veja mais sobre o humanismo em:
brainly.com.br/tarefa/32398721