1)
Analise as afirmativas a seguir em relação à Era Vargas, e assinale com verdadeiro (V) e falso (F).
( ) A Era Vargas compreendeu o período de 1930 a 1945, e registrou conquistas para os trabalhadores urbanos.
( ) Este governo investiu na relação entre capital x trabalho, com o objetivo de harmonizá-los, já que esse período é marcado por relações de conflitos entre trabalhadores e empregadores.
( ) Uma das primeiras ações do governo de Vargas foi a criação da Previdência Social e das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAP).
( ) A unificação das Caixas de Aposentadoria e Pensão através de Institutos Públicos de Aposentadoria e Pensão (IAP) beneficiou apenas trabalhadores dos serviços telegráficos e radiotelegráficos.
Está correta a alternativa que considera como correta(s) a(s) afirmativa(s):
Alternativas:
a)
V, V, F, F
b)
V, V, V, V
c)
V, F, V, F
d)
F, F, V, V
e)
V, F, F, F
Alternativa assinalada
2)
A Constituição Federal de 1988 é um marco na estruturação completa da Previdência Social, Saúde e Assistência Social, considera assim uma constituição cidadã. As políticas sociais acima mencionadas foram agregadas sob qual definição?
Alternativas:
a)
Seguro Social
b)
Previdência Social
c)
Controle Social
d)
Sistema Previdenciário
Alternativa assinalada
e)
Seguridade Social
3)
O artigo 194 da Constituição Federal de 1988 inseriu a Assistência Social , enquanto política social, no mesmo nível da saúde e da previdência social. Sobre a Política de Assistência Social é correto no que se afirma:
Alternativas:
a)
A Constituição Federal infere que a assistência social deve ser ofertada para pessoas e famílias pobres, doentes e consideradas incapazes de prover as condições mínimas para a sua sobrevivência.
Alternativa assinalada
b)
O princípio da descentralizado indica que a política de assistência social deva ser executada nos municípios pelas primeiras-damas.
c)
A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social.
d)
A operacionalização da política de assistência social deverá priorizar as parcerias com as instituições religiosas, considerando sua vasta experiência em ações assistencialistas.
e)
A assistência social como política social deverá reconhecer a pobreza como um fenômeno natural.
4)
O modelo Beveridgiano foi formulado na Inglaterra em 1941, vinculado ao modelo de Estado de Bem-Estar Social. Assinale a alternativa que representa as características de modelo de seguridade social.
Alternativas:
a)
O modelo Beveridgiano é financiado pela contribuição dos trabalhadores e constituídos por caixas de aposentadorias de pensão.
Alternativa assinalada
b)
Nesse modelo os direitos têm caráter universal, destinados a todos os cidadãos, garantindo mínimos sociais a todos em condições de necessidade.
c)
Surge da necessidade da inclusão das pessoas que estavam no mercado de trabalho e principalmente daquelas que atuaram na II Guerra Mundial.
d)
O Plano Beveridge apoiava o Plano Bismarquiano e propunha o seu aprimoramento e extensão.
e)
O plano Beveridge é fundado pelo economista liberal William Beveridge (1879-1963) o qual o definiu como de responsabilidade do mercado para a manutenção das condições de vida de todos os cidadãos.
5)
Sobre os modelos estruturantes da seguridade social, o modelo Bismarquiano nasce na Alemanha em 1883, com o objetivo de controlar as mobilizações, greves e pressões por parte dos trabalhadores. Analise as afirmativas e indique aquelas que correspondem as características corretas.
I – Marcado por um caráter seletivo e corporativista, no qual os benefícios eram fixos, uniformes e voltados apenas alguns grupos profissionais.
II - O acesso ao seguro é condicionado a uma contribuição direta (folha de salários) anterior e o montante das prestações é proporcional à contribuição efetuada.
III - É considerado um sistema de seguros sociais, logo, suas características assemelham-se às de seguros privados no qual os benefícios cobrem exclusivamente os desempregados.
Está correta a alternativa:
Alternativas:
a)
I e III.
b)
Apenas a III.
c)
II e III.
d)
I e II.
e)
I, II e III.
Alternativa assinalada
Respostas
Questão 1 - Era Vargas
A alternativa correta sobre a Era Vargas é a letra "a": V, V, F, F.
Isto porque:
- (penúltima afirmativa) a criação da Previdência Social e das Caixas de Aposentadoria e Pensão não foi uma das primeiras ações do governo de Vargas;
- (última afirmativa) a unificação das Caixas de Aposentadoria e Pensão da IAP beneficiou mais categorias além dos trabalhadores dos serviços telegráficos e radiotelegráficos.
Questão 2 - Previdência Social, Saúde e Assistência Social
A alternativa correta sobre a estruturação completa da Previdência Social, Saúde e Assistência Social é a letra "e": Seguridade Social.
A Constituição Cidadã determinou que as políticas sociais mencionadas estão agregadas sob a definição de Seguridade Social, que se encontra dentro da Ordem Social, estampada no artigo 194.
Questão 3 - Assistência Social
A afirmativa certa sobre Assistência Social em nível constitucional é a letra "c": ,
A Constituição de 1988, no artigo 203, diz que a assistência social é um benefício prestado a quem dele necessitar, seja ou não contribuinte da seguridade social.
Questão 4 - Modelo Beveridge
A alternativa que representa as características do modelo Beveridgiano é a letra "b".
Este modelo de seguridade social têm caráter universal, sendo um direito destinado a todos os cidadãos, garantindo condição mínima a todos em condições de necessidade.
Continue estudando sobre Constituição Cidadã em:
https://brainly.com.br/tarefa/27089740