Explique como o estudo das rochas pode ajudar a entender melhor a história dos seres humanos na Terra.
Respostas
Resposta:
Algumas rochas sedimentares conservam restos de animais (como conchas, dentes, ossos, coprólitos e ovos) e de plantas (como caules, sementes, e outras estruturas vegetais). Outras rochas sedimentares apresentam vestígios da existência de seres vivos, como o são as pegadas e impressões, e ainda vestigios da actividade dos seres vivos, como as tocas. As pegadas não são mais do que as marcas das patas deixadas em areia ou argila; as impressões são verdadeiros decalques, quer de animais (das peles escamosas, por exemplo), quer de plantas (como as deixadas por folhas finas). Os restos e vestigios de seres vivos que viveram no passado, há mais de 10 mil anos, são designados por fósseis. Fosseis são, então, todos os remanescentes de plantas e animais preservados nas rochas, e podem ir desde esqueletos de enormes dinossauros, até plantas e animais minúsculos, apenas observáveis ao microscópio. Com frequência, apenas as partes mais duras, como dentes e ossos, são preservadas, e as partes moles são decompostes. Mas mesmo quando os seres vivos não deixam restos, eles podem ter deixado impressa a sua forma exacta. Para além dos sedimentos, os vestígios dos seres vivos do passado podem estar conservados em turfa, gelo e âmbar (uma resina das árvores antigas).
A geologia, campo da ciência que compreende o estudo de formações rochosas e do solo, estuda as rochas porque elas podem fornecer respostas sobre como o planeta era no passado.
O estudo das rochas pode ter sua importância associada ao estudo da vida humana a partir da organização de dados e registros históricos das características de como o relevo e o solo eram, desde o surgimento dos seres humanos, ou ainda muito antes disso.
Com isso, é possível compreender as transformações pelas quais o planeta e a espécie humana passaram.
Para continuar entendendo mais sobre o estudo das rochas, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/12619671