URGENTE!!!!
[...] Dentro do processo neocolonialista que aconteceu no século XIX, a ocupação do continente africano teve grande destaque. Isso porque o continente africano foi amplamente impactado pelo imperialismo, uma vez que, no auge do ciclo imperialista (entre 1884 e 1914), o continente teve apenas dois territórios que não foram ocupados: Libéria e Etiópia. [...]
A ocupação do continente africano ocorreu sob a justificativa de ser uma “missão civilizatória”, na qual as nações europeias levaram a civilização para os povos “atrasados” da África. A exploração do continente para fins econômicos também se utilizava de missionários. [...]
De acordo com esse texto, o processo imperialista do século XIX foi justificado
( ) pela ampliação das relações culturais.
( ) pela teoria ideológica etnocêntrica.
( ) pela valorização da cultura negra.
( ) pelo estímulo iluminista à liberdade.
( ) pelo princípio da harmonia cultural.
Respostas
Resposta:
Eu não sei, más, depois de um tempo pesquisando tenho certeza que é
( )pela ampliação das relações culturais
ou
( )pela valorização da cultura negra
abaixo coloquei um trechinho deste mesmo texto, talvez possa ajudar a definir a resposta correta dentre estas.
Explicação:
O termo “imperialismo” também é muito utilizado para fazer referência ao processo de colonização da África, Ásia e Oceania, que se iniciou na segunda metade do século XIX. Esse processo também é conhecido entre os historiadores como neocolonialismo. Durante o neocolonialismo, segundo o historiador Eric Hobsbawm, cerca de 25% das terras do planeta foram ocupadas por alguma potência imperialista.
Todas essas justificativas do texto utilizadas partiam de ideais racistas, como o darwinismo social, que estipulava que o homem branco era “superior”.
Hoje sabemos que as justificativas utilizadas não passavam de disfarce para os reais interesses que eram de promover a exploração econômica do continente africano.
Compreende-se que a ambição imperialista era a de levar uma espécie de "salvação" política, econômica e religiosa para territórios que eram tidos como "atrasados". Nesse sentido, se priorizou a visão ideológica etnocêntrica, assim, a alternativa adequada é a B.
Imperialismo e partilha da África
A partilha da África foi a divisão do continente africano durante o século XIX. Essa divisão partiu de um pensamento de que era necessário "salvar" a África da selvageria, assim, era preciso moldá-la de acordo com os padrões europeus.
Continue estudando sobre História em: https://brainly.com.br/tarefa/19566828