O objetivo deste estudo foi verificar as características de intervenção dos profissionais deEducação Física inseridos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A amostra foicomposta por sete profissionais que atuavam em municípios da região norte do estadodo Paraná. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada que foi gravada e transcrita posteriormente.Para analise das entrevistas foi utilizado elementos da analise de conteúdoatravés do sistema de categorias. Todos os profissionais formaram-se em Educação Física- Licenciatura Plena. Em relação aos cursos de graduação, os sujeitos referiram pouca aproximaçãodeste com a área de saúde pública, de forma que, a maioria dos sujeitos recorrea novos estudos para desenvolver seu trabalho. Sobre os aspectos do trabalho em equipeos profissionais entendem que esta é uma grande possibilidade de troca de informaçõese que possibilita a realização de trabalhos coletivos. A intervenção na atenção básica é realizadana maioria dos casos através de grupos específicos de atividades físicas. Nestes,são desenvolvidos exercícios de alongamentos, fortalecimento muscular, caminhada, e emmenor proporção exercícios de coordenação motora e atividades lúdicas. O número depessoas atendidas nos grupos variou de 12 a 93 pessoas. A partir destes dados, percebe-sea necessidade de novos direcionamentos com o objetivo de aumentar a cobertura desteatendimento, uma vez que, deve a inserção do profissional de Educação Física na atençãoprimária ser um facilitador para o aumento das chances dos indivíduos serem fisicamenteativos.
Com base na leitura do resumo, assinale a alternativa que melhor represente o tipo de pesquisa.
a. Artigo se classifica por ser do modelo survey, com abordagem quantitativa.
b. Artigo se classifica por ser do modelo survey, com abordagem qualitativa.
c. Artigo se classifica por ser do modelo estudo de caso, com abordagem qualitativa.
d. Artigo se classifica por ser do modelo experimental, com abordagem qualitativa.
e. Artigo se classifica por ser do modelo experimental, com abordagem quantitativa.
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Olá não tenho certeza mais creio que seja um estudo de caso com abordagem qualitativa portanto é a unica que se encaixa nesse tipo de pesquisa do estudo.
Explicação:
Este estudo foi desenvolvido numa abordagem quali-tativa do tipo exploratório-descritivo, buscando conhecer os aspectos particulares dos fatos que descrevem o trabalho do profissional de Educação Física inserido no NASF. Para isso, utilizou-se entrevista semi-estruturada, realizada entre os me-ses de agosto e setembro de 2009, através de uma série de perguntas abertas. Quando necessário foram acrescentadas outras questões para melhor esclarecimento.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás