Respostas
-Os cangaceiros não moravam em locais fixos.
-Ao chegarem às cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava à violência.
- Os cangaceiros andavam em bandos armados, espalhavam o medo pelo sertão nordestino.
- Promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e chegavam até a sequestrar fazendeiros para obtenção de resgates.
-Os cangaceiros aterrorizavam as cidades, realizando roubos, extorquindo dinheiro da população, sequestrando figuras importantes, além de saquear fazendas.
-A indumentária misturava artigos artesanais (a exemplo dos chapéus confeccionados pelos melhores coiteiros do Nordeste), mercadorias industrializadas (como as jabiracas, lenços de seda pura inglesa ou tafetá francês usados no pescoço) e peças costuradas pelos cangaceiros (caso dos bornais, um tipo de bolsa).
-Esse movimento está diretamente relacionado à disputa da terra, coronelismo, vingança, revolta à situação de miséria no Nordeste e descaso do poder público.
-Existiam três principais categorias de grupos de cangaço no sertão: o defensivo, que funcionava à serviço de grades latifundiários, com o objetivo de defender propriedades de terra da invasão de índios e de demais inimigos; o político, que defendiam os interesses dos grandes fazendeiros locais.