Pensar em uma educação de qualidade, onde o educar venha precedido do cuidar e ambos aconteçam concomitantemente, cumprindo a função social da Educação Infantil, requer uma proposta em que se “favoreça ________________, _________________ e ___________________das crianças, de modo a possibilitar a promoção de uma construção compartilhada, seja no meio familiar ou social.” (Sodré, 2007, p.133). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
A. a indisciplina / a cooperação / a participação
B. a autonomia / a criatividade / a participação
C. a autonomia / a criatividade / a alienação
D. a indisciplina / a criatividade / a alienação
E. a autonomia / a indisciplina / a alienação
Respostas
Resposta: Alternativa B: a autonomia / a criatividade / a participação.
Explicação: A autonomia, como princípio didático geral que orienta as práticas pedagógicas, contribui para a construção, pelos alunos, dos conhecimentos relativos aos aspectos intelectuais, morais, afetivos e sociopolíticos de suas vidas.
Pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil revelam que pensar uma proposta pedagógica para creches e pré-escolas, envolve organizar condições para que as crianças interajam com adultos e outras crianças em situações variadas, construindo significações acerca do mundo e de si mesma, enquanto desenvolvem formas mais complexas de sentir, pensar, e solucionar problemas, em clima de autonomia e cooperação.
Dessa maneira essas propostas integram-se à concepção de que creches e pré-escolas devem atender as necessidades das crianças em seu desenvolvimento, e ao mesmo tempo, em uma atmosfera de gestão coletiva, superar o modelo individualista presente em nossa sociedade. Pensar numa Educação Infantil que leve em consideração todos os aspectos da infância e da criança, é de extrema importância.