Respostas
O uso do termo "Renascimento" evoca a ideia de "resgatar", "tornar vivo uma vez mais aquilo que deixou de viver". O teor preconceituoso do termo tem a ver com a ideia de que a Idade Média "matou" os valores da Antiguidade Clássica, e que os humanistas e renascentistas "fizeram nascer de novo" esses valores.
Como surgiu o termo "Renascimento"?
Para entender melhor esse evento, é preciso definir as datas entre os períodos históricos:
- A Antiguidade Clássica se situa entre 800 a.C. – 476 d.C.
- A Idade Média ocorre entre 476 – 1453
- A Idade Moderna ocorre entre 1453 – 1789
- E a Idade Contemporânea, que dura desde a Revolução Francesa em 1789 até hoje.
Considera-se que Giorgio Vasari, 1511 – 1574, foi o primeiro a usar o termo "Renascimento", pois esse estudioso da arte foi o autor do documento mais antigo que se conhece com esse uso para o termo.
Com esse termo se pretendia demonstrar a enorme ruptura entre:
- Os ideais da Idade Média (como o teocentrismo), que os humanistas chamaram "Idade das Trevas" devido ao aparente "declínio da civilização"
- E os ideais do humanismo (antropocentrismo), compreendido como um movimento de iluminação e razão, que resgatava a Antiguidade Clássica e "elevava" a humanidade.
Dessa forma, o termo "Renascimento" passou a significar a "superioridade" do período sobre o medievalismo, expressando o preconceito dos humanistas com o "pouco desenvolvimento" medieval.
Mas afinal, porque isso é um preconceito?
A verdade é que o período medieval não foi completamente sem inovações, mas, infelizmente, foi uma época que sofreu amplamente com guerras, invasões, radicalismo religioso e doenças devastadoras.
Os renascentistas foram muito taxativos ao rotular a Idade Média como "obscura", pois tomaram apenas as tragédias do período para justificar o "renascimento" da Antiguidade Clássica que protagonizaram.
Aprenda mais sobre o renascimento em: https://brainly.com.br/tarefa/210478
Ajudou muito!