• Matéria: Química
  • Autor: tauanapalma
  • Perguntado 3 anos atrás

2- Qual a importância da bioeletricidade para o corpo humano?​


Anônimo: Oi, tudo bem? faço todo tipo de trabalhos e provas, se tiver interesse é só chamar nesse número ou colar esse link no navegador
https://wa.me/558893768255?text=OL%C3%81

Respostas

respondido por: karolinenandes37
1

Resposta:

A potência elétrica e a resistência do corpo humano variam de um indivíduo para outro: dependem da constituição orgânica das células e da condutibilidade do corpo. Dessa forma verifica-se que o corpo humano é uma máquina elétrica.

Explicação:

A bioeletricidade é o estudo dos fluxos elétricos produzidos no interior dos corpos dos seres vivos em diferentes porções e com funções particulares. Os nervos, por exemplo, transmitem comandos de ação e estímulo do sistema nervoso para todos os outros sistemas através de sinais bioelétricos que são essenciais para a manutenção da saúde e da homeostase. Enquanto a eletricidade comum, utilizada para fazer aparelhos eletrônicos funcionarem, ocorre através do movimento dos elétrons, a bioeletricidade está relacionada com a geração de corrente elétrica graças ao fluxo de íons carregados entre membranas ou células distintas.

A pele humana possui atividade bioelétrica constante. Seu potencial é baixo (na ordem de microvolts, mV) e sua capacidade condutora varia de acordo com o grau de hidratação, nível de estresse e quadros patológicos. A pele possui bioeletricidade graças a capacidade das células na epiderme internalizarem cátions (íons com carga positiva), fazendo com que o meio externo fique saturado com ânions (íons negativos). Esta diferença de potencial é conhecida como o a resistência galvânica da pele. A medição das correntes elétricas produzidas no corpo humano já é usada a muitas décadas pela medicina para diagnosticar doenças. Exames como eletrocardiogramas e eletroencefalogramas medem os potenciais bioelétricos na superfície da pele para mensurar os níveis de estímulos em órgãos específicos como o coração e o cérebro.

As células do sistema nervoso são conhecidas por sua capacidade de comunicação através de estímulos elétricos e químicos. Isto ocorre tanto entre neurônios como entre os nervos e as células musculares. Estímulos elétricos podem percorrer toda a extensão do corpo em menos de um segundo, induzindo contração muscular ou causando a liberação de substâncias (como hormônios) para regular funções corporais.

espero ter ajudado <3

Perguntas similares