o que é advérbio? é p amanhã me ajudemmmmm
Respostas
Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. Dessa forma, os tipos de advérbio podem indicar lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação. Além disso, temos as locuções adverbiais, que são expressões constituídas de duas ou mais palavras exercendo função adverbial.
Os advérbios também são suscetíveis ao processo de gradação e podem apresentar estrutura no superlativo ou comparativo, semelhantemente ao que acontece com os adjetivos.
Conjunção – classe de palavras que relacionam orações em um mesmo enunciado
Funções dos advérbios
O advérbio possui a função de modificar o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. A função de caracterizar o verbo pode ser percebida na formação da própria palavra advérbio, em que o prefixo -ad indica proximidade, contiguidade. Sendo assim, do ponto de vista funcional, os advérbios desempenham função morfológica e sintática.
O advérbio não admite variação em sua forma e sua principal função é modificar o verbo.
O advérbio não admite variação em sua forma e sua principal função é modificar o verbo.
→ Advérbio do ponto de vista morfológico
O advérbio não flexiona em gênero nem em número, ou seja, trata-se de uma classe gramatical invariável.
Exemplo:
A mãe sempre foi menas paciente que a filha.
Notadamente a frase acima está com problema gramatical, pois o advérbio de intensidade menos sofreu flexão de gênero, contrariando à norma que orienta a invariabilidade dessa palavra. Portanto, o correto é:
A mãe sempre foi menos paciente que a filha.
Resposta:
O advérbio está entre as dez classes gramaticais da língua portuguesa. É uma palavra que não admite variação em sua forma e sua principal função é modificar o verbo.
Explicação: