As tecnologias assistivas (TA) auxiliam os processos educacionais na perspectiva da Inclusão. Segue abaixo uma reflexão das pesquisadoras Conte e Ourique (2017) sobre o desenvolvimento das TA’s:
A política de educação inclusiva suscitou o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a criação e o desenvolvimento de recursos e métodos educacionais visando atender às especificidades de estudantes com deficiência nas escolas, projetados para superar as barreiras da comunicação, melhorar a funcionalidade e a mobilidade, favorecendo a autonomia pessoal, movimentos sensoriais e mentais, rumo à plena inclusão social.
Disponível em: CONTE, Elaine; OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach; BASEGIO, Antonio Carlos. Tecnologia Assistiva, direitos humanos e educação inclusiva: uma nova sensibilidade. Educação em Revista, v. 33, p. 10. 2017.
Sobre os avanços tecnológicos que auxiliam a Educação Inclusiva é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A dependência da tecnologia reduz a autonomia do discente em relação aos seus estudos.
Alternativa 2:
A tecnologia na educação deve ser vista com receio pois reduz a capacidade de interação com o meio.
Alternativa 3:
A comunicação pode ser potencializada pela tecnologia substituindo os docentes nos processos educacionais.
Alternativa 4:
As tecnologias na Educação proporcionam maior acessibilidade a todos, democratizando o acesso ao conhecimento.
Alternativa 5:
A mobilidade dos alunos PNEE é beneficiada pelas tecnologias assistivas sendo estas restritas aos alunos cadeirantes.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
As tecnologias na Educação proporcionam maior acessibilidade a todos, democratizando o acesso ao conhecimento.
Cabe aos professores assumir o papel de investir na Tecnologia da Informação e Comunicação, enfrentando novos desafios e tentando refletir as práticas pedagógicas para superar obstáculos dos processos de ensino e aprendizagem (Alternativa 4).
O professor e o uso das TICs
Muitas vezes, os professores de sala de aula não usam as TICs, porque acreditam que os alunos estão aprendendo os meios tecnológicos de maneira mais fácil.
Os professores precisam conhecer o conteúdo do currículo e planejar o uso das TICs em relação a ele. Não adianta usar TIC sem um planejamento adequado.
O objetivo de tais ferramentas é auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o uso da tecnologia em sala de aula é capaz de ajudar na autonomia dos alunos, no processo de obtenção do pensamento computacional.
Saiba mais sobre as TICs em: https://brainly.com.br/tarefa/51306226
#SPJ2