Respostas
- O vértice de uma parábola é o ponto onde a parábola cruza seu eixo de simetria. Se o valor de x² for positivo, o vértice está na parte inferior da função e tem a forma de “U” e se x² for negativo tem a forma de “∩”, ou seja, o vértice está no topo.
No gráfico das funções vemos que existe um intercepto entre seus vértices, isso significa que ambos os vértices são iguais, o problema diz que a função "f(x)" tem um valor negativo de x², isso mostra que a função azul é a função "f(x)" e a função "g(x)" é o gráfico laranja porque o valor de x² é positivo.
Ele nos pede para calcular o valor do coeficiente "c" da função f(x) para isso devemos lembrar a fórmula do vértice, a fórmula do vértice é:
- Onde "a" e "b" são coeficientes da função quadrática, onde uma função quadrática ordinária tem a forma: f(x) = ax² + bx + c
- Como ambas as funções possuem o mesmo vértice, o valor de qualquer coeficiente dará o mesmo resultado, vamos escolher a segunda função, ou seja, g(x). Então o vértice é igual a:
Lembre-se que o vértice da parábola é o ponto ( h , k ) onde apenas calculamos o ponto "h" e se queremos calcular o ponto "k" devemos substituir o valor do ponto "h" no segundo função:
- Este seria o valor do ponto "k", este valor do ponto deve dar o mesmo resultado na função f(x), esta função pode ser expressa como a seguinte equação:
Resolvemos a equação:
Para que ambas as funções tenham o mesmo vértice, a função f(x) deve ter um valor de -4 como coeficiente "c".
Dúvidas? Comente
Mais sobre o tópico do vértice de uma função em:
- https://brainly.com.br/tarefa/48224824