A obra Leviatã argumenta em favor da autoridade real. Para seu autor, o estado de natureza seria comparável a guerra e só poderia ser evitado caso todos os indivíduos entregassem suas armas a um terceiro – o soberano – por meio de um contrato social que garantisse que todos os demais também o fizessem.
Com base na explicação acima e no que estudamos no livro didático da disciplina, qual a forma de governo defendida por Hobbes no Leviatã? Analise as alternativas abaixo e assinale a opção correta.1-Monarquia parlamentarista. 2-Monarquia constitucional. 3-Despotismo esclarecido. 4-Monarquia absolutista. 5-Democracia.
Respostas
Resposta:
Monarquia Absolutista
Explicação:
Grande defensor do absolutismo, Hobbes defende essa forma de governo utilizando argumentos lógicos e estritamente racionais (excluindo quaisquer preceitos ou argumentos religiosos). Sua teoria baseia-se na ideia de que é necessário um Estado Soberano para controlar a todos e manter a paz civil.
A alternativa que apresenta a forma de governo defendida por Thomas Hobbes no Leviatã é a opção 4: Monarquia Absolutista.
O que era a monarquia absolutista?
A monarquia absolutista pode ser compreendida como uma forma de governo bastante comum na Idade Média, onde os monarcas (reis), na teoria, tinham o poder absoluto sobre uma nação, ou seja, um poder ilimitado.
Thomas Hobbes, em seu livro Leviatã, defende essa forma de governo pelo fato de que, de acordo com ele, seria a única forma possível de manter o controle da sociedade e manter a paz. Caso contrário, haveria guerras e conflito a todo instante.
Veja mais sobre monarquia absolutista em:
brainly.com.br/tarefa/1840958