O cooper de Cida
[...] Aos onze anos, Cida foi pela primeira vez ao Rio com a mãe, em viagens de negócios. A mãe reclamava da velocidade dos carros, do amontoado e da correria das pessoas, do vai e vem de todos. Cida bebeu enlouquecida o zigue-zague dos carros, das pessoas [...]. Descobriu no turbilhão da cidade um jogo de caleidoscópio formado por peças, gentemáquinas se cruzando, entrecortando braços, rodas, cabeças, buzinas, motos, pernas, pés e corpos aromatizados pela essência da gasolina. Cida descobriu outras pessoas também portadoras da urgência de vida que ela trazia em si. E naquele momento optou por retornar um dia para ficar ali. Tinham razão, a cidade era maravilhosa. [...]
A característica da Contemporaneidade que prevalece nesse texto é
a mistura da arte erudita e popular.
a quebra da linearidade da narrativa.
a temática do cotidiano.
o engajamento social.
o uso de recursos gráficos inovadores
Respostas
respondido por:
1
Uma característica presente neste texto sobre a contemporaneidade é:
C. a temática do cotidiano.
Intepretação textual
Segundo o texto sobre a personagem de Cida e a sua mãe, temos que ao chegar na cidade do Rio de Janeiro, ela fica maravilhada com os aspectos de uma cidade movimentada, já que se trata de uma metrópole gigantesca.
Os elementos das ruas, como o trânsito e a grande quantidade de veículos e de pessoas é algo comum em cidades assim. No entanto, para Cida isto é algo diferente e totalmente motivador para que ela também quisesse uma vida naquele lugar.
Os elementos da cidade neste texto são enaltecidos pelo ponto de vista da personagem.
Veja mais sobre a contemporaneidade https://brainly.com.br/tarefa/51884886
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás