O Plano de Contas aplicado ao Setor Público (PCASP) foi idealizado de forma que as contas contábeis fossem classificadas, segundo a natureza das informações, que são evidenciadas em três subsistemas (Patrimonial, Orçamentário e Controle) e, consequentemente, em oito classes, com contas contábeis classificadas conforme a natureza das informações que as evidenciam. CAVASSANI, Bruno Fernando. Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Maringá: UniCesumar, 2020. A respeito dessas classes, avalie as afirmativas a seguir. I. As classes 1, 2, 3 e 4 informam a situação do patrimônio da entidade pública. II. A natureza da informação das classes 5 e 6 é orçamentária, onde são feitos os controles do planejamento e orçamento. III. As classes 7 e 8 tem natureza da informação de compensação e/ou controle, é onde são registrados os atos potenciais e diversos controles. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta: I, II e III estão corretas
Explicação: Pág 148 do livro Contabilidade aplicada ao setor público.
Sobre a aplicação do plano de contas no setor público podemos afirmar que todas as afirmativas estão corretas.
Plano de contas no setor público
O plano de contas aplicado ao setor público é um documento que traz regras para o registro dos atos que compõem a estrutura do órgão.
Dessa forma, o PCASP permite a interação de dados entre os entes da federação e os usuários que fazem a informação contábil do setor púbico para tomar decisões sobre as atividades que serão realizadas e os processos governamentais que devem ser executados pela administração, além disso, o plano de contas aplicado ao setor público deve obedecer a lei complementar Nº 101/200
Saiba mais sobre plano de contas em: https://brainly.com.br/tarefa/19730017
#SPJ2
Bons estudos!