No mundo atual, após um longo período de produção arquitetônica de alto consumo energético e momentos de crise a nível mundial, verifica-se a necessidade de mudança no sistema. Construir com o clima não é mais uma posição ideológica, mas sim necessária quando se analisa o panorama mundial da evolução do consumo em relação a disponibilidade de energia. (MASCARÓ, 1991). Nesse contexto, podemos afirmar que:
Respostas
Resposta:
a construção civil interfere diretamente no meio ambiente, portanto, os projetos arquitetônicos e urbanísticos, quando não bem planejados, podem causar um impacto ambiental negativo, prejudicando a qualidade de vida da população.
Explicação:
Hoje, depois de um longo período de uso intensivo (e irreflexivo) de energia operante, e com a instalação de uma crise de energia, estabelecida a nível mundial, construir edificações apoiadas em projetos sintonizados com o clima local, já não é mais uma posição ecológica, idealista ou contestatória. É uma necessidade quando se analisa o panorama mundial da evolução do consumo em relação a disponibilidade de energia. (MASCARÓ, 1991) É portanto condizente com a atual situação, que não somente grande edificações passempor controle e certificação ligadas ao uso racional de energia, mas sim toda e qualquer obra gerada pela construção civil.