• Matéria: Geografia
  • Autor: emrodrigues9766
  • Perguntado 3 anos atrás

Os verdadeiros filósofos, tornados senhores da cidade, sejam eles muitos ou um só, desprezam as honras como as de hoje, por julga las indignas de um homem livre e sem valor algum ,mas,ão contrato, tem em alta conta a retidão e as honras que dela decorrem e julgando a justiça como algo muito importante e necessário, pondo se a serviço dela e fazendo a crescer administram sua cidade. No contexto da filosofia platônica, o texto expressa uma perspectiva aristocrática acerca do exercício do poder,uma vez que é legitimado pelo​

Respostas

respondido por: fugihara
2

Resposta:

Prática da virtude

Explicação:

Aristóteles acreditava que as ações e condutas humanas deveriam ser baseadas na ética, ou seja, seguindo virtudes (areté) e sem dar lugar aos vícios (excessos). Assim, quando Platão fala que os verdadeiros filósofos  desprezam as honras como as de hoje (capitalismo - soberba, avareza, luxúria...), ele quer dizer que esses filósofos negam os vícios (conceito de Aristóteles). E, se eles negam os vícios, devem seguir as virtudes, principalmente ao administrar a cidade.

Vale ressaltar que Platão acreditava que os filósofos eram os que deveriam governar (a classe dos magistrados), por serem os mais aptos; ele defendia fortemente a sofocracia - "O governo do rei filósofo".

respondido por: heloisagoncalves745
0

A prática da virtude legitimaria o exercício do poder, assim como propõe a perspectiva aristocrática. Alternativa A.

A prática da virtude na filosofia

Para os pensadores, nada mais poderia embasar uma gestão governamental que a virtude de um governante frente ao seu povo, pois, apenas assim, seria possível colocar o interesse grupal acima do individual, já que o político entenderia as bases sociais benéficas para o povo, acatando a vontade popular em razão do desenvolvimento de sua nação.

Essa mentalidade poderia ser construída a partir das reflexões filosóficas que fazem emergir sentimentos de bondade e generosidade de acordo com a apreciação da perspectiva aristocrática acerca dos contextos coletivos, cujo enfoque é para o exercício do poder em prol da soberania popular.

Abaixo, as alternativas da questão:

  • a) prática da virtude;
  • b) consenso da elite;
  • c) decisão da maioria;
  • d) riqueza do indivíduo;
  • e) pertencimento de sangue.

Aprenda mais sobre a prática da virtude na filosofia: brainly.com.br/tarefa/4607789

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares