Max Weber é considerado um clássico da Sociologia. Pensador alemão da segunda metade do Século XIX e primeira do Século XX. Uma de suas obras mais importantes é “A ética protestante e o espírito capitalista”. Nesta obra ele analisa o desenvolvimento da economia e faz uma relação com os valores religiosos cristãos de confissão protestante. Uma relação entre economia e cultura.
A contribuição fundamental de Weber está exatamente na busca de compreensão dos sentidos de ação dos agentes sociais. O que está estabelecido nas relações sociais que leva determinadas comunidades ou grupos sociais a comportamentos específicos. Uma valorização campo cultural como um orientador dos fenômenos sociais.
Na educação, Weber considera que a racionalidade, que a educação do conhecimento científico deve se dar da maneira mais pura possível, não descarta a influência de elementos culturais nas relações sociais, logo, dentro do ambiente escolar ou mesmo da qual a comunidade educacional pertença.
Desta forma, levando em consideração o que foi exposto acima, assinale a alternativa correta sobre o pensamento de Max Weber.
Alternativas
Alternativa 1:
Para Weber nós temos que nos ater aos fatos sociais. A descrição pura e simples dos fenômenos observáveis devem ser a única referência para uma análise social e dos fatores que determinam comportamentos.
Alternativa 2:
Para o pensador alemão, toda é qualquer indução é um erro. Não podemos colocar sobre o comportamento da sociedade um conceito que consideramos sem que ele esteja comprovado na descrição do próprio fato.
Alternativa 3:
Crítico da subjetividade, Weber considera que toda a análise social deve ser apenas uma descrição comportamental. A cultura como valor tem que ser desprezada como condição de análise. A religiosidade é uma percepção pessoal e distorcida da realidade.
Alternativa 4:
Mesmo considerando a racionalidade cientifica como um condutor eficiente na observação das relações sociais, Weber considera que nossas ações são orientadas por valores sociais, pela cultura, que se reproduz dentro de uma sociedade e que leva a condução das ações por um interesse subjetivo.
Alternativa 5:
Max Weber é um crítico da vida social e da padronização da conduta humana. Ele foi percursor no anarquismo e considerava que para cada sociedade há um interesse distinto. Não podemos ter qualquer consideração eficiente sobre uma sociedade pelo seu comportamento e, mais ainda, pelos seus valores.
genicenice:
eu já assinei preciso de sua resposta
Respostas
respondido por:
34
A alternativa 4 se apresenta como correta. O olhar de Max Weber para a sociedade, parte do entendimentos sobre o todo, ou seja, o que está ao nosso redor, a partir da fundamentação de cada aspecto social, tendo o indivíduo como parte desse processo.
Como Max Weber nota a ação social?
Para Weber a ação social se estabelece em quatro tipos, esses que se aplicam como conceitos que explicam a realidade social.
Assim, a realidade social se aplica de diferentes formas, com relação a um objetivo, com relação a um valor, a partir da ação afetiva, da ação tradicional e movida como ações individuais dotados de sentido, tendo como base uma ação prévia.
Mais sobre as ideias de Max Weber:
https://brainly.com.br/tarefa/22327536
Anexos:
respondido por:
18
Resposta:
4.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás