O doença fibrótica pulmonar com aparecimento de cicatrizes no pulmão desencadeado pela (o): a. Acúmulo de líquido no espaço intersticial aumentando a distância e reduzindo a velocidade de difusão dos gases. b. Destruição dos alvéolos reduzindo a área de superfície das trocas gasosas. c. Espessamento da membrana alveolar reduzinda a velocidade de difusão dos gases. d. Aumenta da resistência das vias aéreas devido a broncoconstrição.
Respostas
Resposta:
b. Destruição dos alvéolos reduzindo a área de superfície das trocas gasosas.
Explicação:
A Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) é uma doença rara, debilitante e fatal, caracterizada por um declínio progressivo e irreversível da função pulmonar.1, 2 A cicatrização do tecido pulmonar através da fibrose desregulada é uma característica fisiopatológica importante1,2. Cada paciente tem um curso diferente e imprevisível da doença .1, 3
Principais características clínicas da Fibrose Pulmonar Idiopática1
Crescente falta de ar durante esforços
Tosse não produtiva durante esforços
Paciente acima de 45 anos
Crepitações inspiratórias basais na auscultação pulmonar, semelhantes ao som de Velcro® quando lentamente separado.
A Fibrose Pulmonar Idiopática é frequentemente diagnosticada em um estágio avançado da doença. Com frequência Fibrose Pulmonar Idiopática é erroneamente diagnosticada como outras condições que têm alguns sintomas que se assemelham aos da FPI, tais como 4 doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), insuficiência cardíaca congestiva (ICC), entre outras doenças pulmonares e doenças do tecido conjuntivo.
https://wa.me/558893768255?text=OL%C3%81