um astronauta com 80kg foi enviado para cumprir uma missão em uma estação espacial e está submetido ao efeito de gravidade zero. Com base na natureza das grandezas físicas peso e massa e na segunda lei de newton, é correto afirmar que nessa situação*
a) a massa do astronauta, que é uma grandeza vetorial, é igual a zero. Tal fenômeno pode ser explicado pela segunda lei de newton.
b) o peso do astronauta, que é uma grandeza escalar, é igual a 80Kg.
c) a massa do astronauta, que é uma grandeza escalar, pode ser medida em newtons.
d) o peso do astronauta, medido em Newtons (N), é igual a zero. Tal fenômeno pode ser explicado pela relação F =ma.
Respostas
respondido por:
0
Sobre a situação descrita, é possível afirmar quando um astronauta está no espaço e submetido à gravidade zero, seu peso medido em Newtons é igual a zero, pois a aceleração (gravidade) é nula (letra D).
Leis de Newton
De acordo com a Segunda Lei de Newton, ou Princípio Fundamental da Dinâmica, a força aplicada sobre um corpo apresenta um módulo que resulta do produto da massa do corpo pela sua aceleração.
No caso do astronauta no espaço, sua massa permanece a mesma, ou seja, de 80kg. Entretanto, a aceleração que ele adquire é nula, pois o valor da gravidade é zero. Logo, o peso do astronauta, o qual é um tipo de força, também apresenta valor nulo.
Outra questão sobre leis de Newton:
https://brainly.com.br/tarefa/12902558
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás