Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), destacam a importância do brincar no desenvolvimento da criança. Evidencia que é por meio do brincar que a criança é capaz de formar conceitos, selecionar ideias e percepções, como também socializar-se. O brincar possibilita o desenvolvimento de diferentes habilidades, físicas, psicomotoras, sociais, cognitivas e emocionais. Deste modo, o lúdico tem um caráter prazeroso pois permite que a criança se absorva de modo intenso, único e total, demonstrando sua personalidade e se conhecendo melhor (BRASIL, 1998). BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998. Considerando a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, analise as alternativas a seguir e assinale a que expõe corretamente a compreensão piagetiana sobre a brincadeira. Alternativas Alternativa 1: O brincar desenvolve as funções psicológicas superiores. Alternativa 2: É por meio da brincadeira que se cria uma zona de desenvolvimento proximal. Alternativa 3: Por meio do jogo, a criança passa a agir para além daquilo que vê e isso faz com que aprenda a controlar seu comportamento. Alternativa 4: A brincadeira possibilita pela aplicação de esquemas mentais conhecidos a objetos inadequados, a transformação de seu significado e a criação de símbolos lúdicos únicos. Alternativa 5: A brincadeira é um recurso que propicia a transição do estreito vínculo que se estabelece entre o objeto concreto e o significado, chegando a operação com significados desconectados do objeto.
Respostas
respondido por:
28
Resposta:
(4)
pagExplicaç pág 98ão:
ericpaiva63:
Exatamente!!!
respondido por:
1
Ao considerar a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, nota-se que estas atividades podem levar à formação de esquemas mentais, os quais permitem a significação das atividades (Alternativa 4).
Concepção Piagetiana sobre a Brincadeira
A brincadeira, segundo Piaget, permite a formação de esquemas mentais, com base nas regras e significados dos próprios educadores.
Na parte cognitiva infantil, estes esquemas levam à ressignificações por parte das crianças, o que gera maior compreensão sobre as atividades, estimulando tanto a parte lúdica, quanto cognitiva.
Mais sobre Piaget e as brincadeiras: brainly.com.br/tarefa/23243770
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás