...] O termo “Corrida da África” refere-se à ocupação desenfreada que o continente sofreu a partir, principalmente, da segunda metade do século XIX. As potências europeias passaram a promover a ocupação do continente de maneira sistemática, com esse processo alcançando o ápice durante a Conferência de Berlim, realizada em 1884 e 1885.
Durante esse processo de conquista, os países europeus justificavam sua ação por meio de um discurso civilizatório. Eles alegavam que a dominação do continente africano visava levar o modo de vida “desenvolvido” do ocidente, com o advento das tecnologias que haviam surgido. Além desse argumento, os europeus utilizaram a difusão do cristianismo como pretexto. No entanto, essas justificativas foram utilizadas para esconder o real interesse puramente econômico na região. [...]
De acordo com esse texto, o neocolonialismo foi caracterizado por
um afastamento dos ideais do Capitalismo Industrial.
um objetivo de divulgação de princípios democráticos.
um projeto de ajuda humanitária.
uma ideia de superioridade científica e religiosa.
uma necessidade mercantilista.
Respostas
Resposta:
um objetivo de divulgação de princípios democráticos.
Explicação:
Resposta:
O texto ressalta o afastamento ideológico do necolonialismo do Capitalismo Industrial, no sentido de que evidencia uma grande necessidade de superioridade científica e religiosa, com a proposta de "colonizar" novos povos. (Alternativa C).
Características do Neocolonialismo
O neocolonialismo é compreendido como uma forma de colonização que ocorreu no século XX, principalmente com as potências europeias, sobre o continente africano.
Suas justificativas eram pautadas na ideia de superioridade racial e científica, que exigiam que os países fossem "colonizados", quando na verdade, apenas eram locais de extração de recursos naturais.
Mais sobre neocolonialismo: brainly.com.br/tarefa/1857500
Explicação: espero ter ajudado ;)