• Matéria: Biologia
  • Autor: fcruz2408
  • Perguntado 3 anos atrás

“Flávio, um jovem adulto de 18 anos, fez uma viagem em um final de semana para o litoral paulista

com mais dois amigos. Durante as duas noites que passaram lá, dormiram poucas horas, pois saíram,
aproveitaram a praia e foram a festas. No retorno para a casa deles, na noite do domingo, devido às
poucas horas de sono, o motorista acabou cochilando ao volante e provocou um acidente ao bater na
traseira de um carro.
Flávio estava no banco do passageiro, sem cinto de segurança e, na batida, foi arremessado para fora
do veículo. Sofreu uma grande quantidade de lesões pelo corpo, dentre elas, na coluna. ‘Lesão na séti-
ma vértebra cervical’, foi essa a fala da médica aos familiares dele.
A consequência dessa lesão para Flávio foi a paraplegia, impedindo que ele controle voluntariamente
o corpo da cintura para baixo.

Como é a composição celular do órgão afetado no acidente? Quais são as funções dos tecidos afetados? – O foco dessa explanação é trazer a citologia e histologia do Sistema Loco- motor (tipos de células e organelas específicas). É possível, também, relacionar com o equilíbrio (Flávio poderá executar atividades que necessitem de equilíbrio?).

GENTE ME AJUDEM PFV PRECISO ATÉ AMANHÃ!!!

Respostas

respondido por: barrosluca97
4

O órgão lesionado pelo acidente foi a medula espinhal (na região da sétima vértebra cervical, segundo o texto - ver figura anexa). A medula espinhal é envolvida pelas vértebras formadoras da coluna vertebral e é parte do sistema nervoso, sendo assim, formada por tecidos com células nervosas (neurônios principalmente). O tecido nervoso tem por função receber estímulos sensoriais (dos órgãos dos sentidos) e motores (dos músculos) e enviar respostas à esses estímulos. Essas respostas podem ser "traduzidas" por visão, audição, tato, paladar e movimentos (voluntários ou involuntários). Lesões no tecido da medula espinhal afetam, portanto, esse mecanismo de estímulo e resposta pois os neurônios perdidos pela lesão não se regeneram por mitoses (como acontece com outros tipos celulares) e perdem a conexão entre eles. O resultado é que uma pessoa com esse tipo de lesão pode perder a reação à boa parte dos estímulos que recebe. E, quanto mais próximo da região do encéfalo for a lesão (e se for muito extensa), pior o grau de ausência de reações.

Com relação ao equilíbrio corporal, esta função é realizada especialmente pelo cerebelo, uma região do encéfalo situada logo abaixo do cérebro. A vítima até poderia executar atividades que necessitem de equilíbrio pois não houve lesão no cerebelo porém como a medula foi lesionada, os estímulos não chegam até lá (daí a condição de paraplegia ou tetraplegia nas vítimas desse tipo de acidente).

Espero ter ajudado.

Anexos:
Perguntas similares