Comumente, as pessoas confundem projeto com planejamento, mas não são a mesma coisa.
Planejamento, no cotidiano do profissional de Educação Física, é um documento completo e detalhado sobre o que será feito naquele bimestre dentro de uma modalidade preestabelecida. Por exemplo, uma professora de hidroginástica que organiza suas aulas de modo a enfatizar na segunda-feira o trabalho de força, na quarta-feira a capacidade respiratória e na sexta-feira a flexibilidade.
Já o projeto é um documento para a apresentação de uma ideia inédita, que serve para vender a ideia, como a criação de um evento ou um projeto esportivo no contraturno escolar, por exemplo.
Suponha que você, como um profissional de Educação Física, objetiva elaborar uma olimpíada escolar.
Baseando-se nos itens do modelo de projeto, monte uma proposta explicitando a sua ideia de forma original.
Respostas
Resposta:
Uma sugestão de olímpiada escolar:
1. Nome do evento: Olimpíadas da Paz
2. Descrição: a olimpíada constitui o maior evento de lazer realizado na escola e envolve os alunos da educação infantil até o terceiro ano do Ensino Médio, consolidando a socialização e promovendo, por meio do esporte, o conhecimento da história dos povos. As olimpíadas têm múltiplas atividades exercidas por múltiplos agentes, sempre visando à proposta socializante e interacionista de um projeto pedagógico. Os jogos de equipe enriquecem o aluno, preparando-o para enfrentar o cotidiano das relações humanas.
3. Objetivos: consolidar a integração e a interação dos alunos. Ressignificar valores éticos, desenvolver a cooperação e o trabalho em grupo, além de estabelecer relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
4. Onde e quando: a escola deverá realizar a olimpíada dentro de seus
espaços. Aquelas que não dispuserem de quadras suficientes poderão realizar o evento em ginásios ou praças de esportes. A olimpíada pode acontecer em qualquer data, porém, é recomendado que ocorra como atividade do terceiro bimestre, período menos atribulado na escola.
Cronograma: a olimpíada não requer um período longo de divulgação. Reuniões, busca de patrocínio ou apoio deverão ocorrer três meses antes da realização do evento.
5. Público-alvo: os alunos da educação infantil ao terceiro ano do Ensino Médio.
6. Realização do evento: a equipe deve informar dias e horários dos jogos. Deve-se fazer uma reunião com os alunos para explicar divisão de equipes, sistema de disputa e premiação. Será montado um quadro para lançar programa-horário e resultado dos jogos. Decidir e informar se o desfile de abertura será tema livre ou direcionado.
Premiação: divulgação do prêmio no formulário de inscrições e no regulamento, especificando o dia do cerimonial de encerramento.
Sugestões de modalidades a serem disputadas:
Educação infantil e primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental: lancebol, câmbio, handebol sem goleiro (colocar arcos como alvos a serem atingidos), minibasquete, futsal, atletismo (corrida, revezamento), natação (provas de natação ou corridas dentro da água), ciclismo, futebol de mesa e queimada.
Quinto ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio: voleibol, futsal, handebol, basquetebol, atletismo, natação, futebol, ciclismo, tênis de mesa e damas.
7. Custo para a realização do projeto: alimentação, atendimento médico, arbitragem, cerimonial de abertura/desfile, divulgação, fotografia, filmagem, premiação, pessoal operacional, segurança e policiamento, sonorização e transporte.
Ao estruturar a equipe de coordenação e de apoio, determine funções da coordenação geral, coordenação de cerimonial, coordenação de alimentação e coordenação de divulgação. Verificar pessoal de apoio operacional para montagem e desmontagem, decoração do local e organização do desfile.
Ao providenciar o patrocinador e o apoio para o evento, deve-se solicitar: apoio financeiro, brindes para a equipe campeã, premiação, faixas, bandeiras ou outdoors promocionais, cartazes e/ou panfletos para divulgação, fichas de inscrição e regulamento.
Explicação: