oii, tenho uma prova hj sobre M.U.R, e nao sei como calcular. Alguem poderia me dizer como que resolve a formula do sorvete?
Respostas
O Movimento Retilíneo e Uniforme (M.R.U.), como o próprio nome já diz, é um movimento reto, isto é, sem interferência de curvas, lombadas (o que alteraria o cálculo), e uniforme, ou seja, intervalos de tempos com fatores idênticos (distância, velocidade).
Entendido isso, vamos para a fórmula:
⇒ S (t) = So ± V.t
OBS.: Aqui devemos ter cuidado com duas interpretações:
- S (t) significa "ESPAÇO EM FUNÇÃO DO TEMPO", ou seja, a variante do cálculo que vai gerar valores para o que eu quero achar, que é o S, é o tempo. Por isso, se eu quero achar o S, sendo t o fator determinante para que eu ache esse valor, dizemos que o S está em função de t, que depende de t. Logo, S (t) = ...t. O So e o Vo são valores pré-determinados.
- ± confunde muita gente. A velocidade pode sim ser negativa, mas isso não significa que ela está diminuindo. Isso só simboliza mudança de sentido. Exemplo: se eu vou de SP a RJ a 50km/h, eu adoto essa trajetória como sendo a trajetória convencional, padrão (+). Mas se eu decido voltar de RJ a SP, com a mesma velocidade, nós representaríamos como -50km/h, só pra sinalizar que nós estamos fazendo o caminho reverso (-).
________________________________________________________
Como ler a fórmula:
⇒ S (t) = So ± V.t
S = Espaço a ser achado (ou o espaço-destino/espaço final). A grosso modo, é o "local numérico" que você quer achar. Por exemplo, se você corre numa pista que marca no chão a origem como 0km, e percorre 5km/h, daqui 1 hora você estará na marcação do espaço 5km.
t = Tempo que você quer achar para um determinado S que você já sabe o valor, ou usar para achar o S.
So = Espaço inicial, ou seja, a grosso modo novamente, seria o "local numérico" em sua origem. Por exemplo, se nessa mesma pista você trapaceou os corredores e ficou 10cm à frente de todo mundo, significa que seu So = 10 (centímetros, e não se esqueça de transformar a unidade de medida para as que estão sendo usadas no cálculo).
v = Velocidade (ou em m/s, ou em km/h).
________________________________________________________
Aplicação-exemplo:
Uma pessoa sobe por uma escada rolante de 8 m de base por 6 m de altura com uma velocidade constante de 0,5 m/s. Determine o intervalo de tempo necessário para que ela consiga chegar ao topo dessa escada.
a) 15 s.
b) 20 s.
c) 10 s.
d) 40 s.
e) 12 s.
Dados:
- v = 0,5m/s
- tamanho da esteira = 8 de altura e 6 de base
- t = ? (isto é o que queremos achar)
Sabemos a altura e a base, mas não sabemos qual o comprimento da esteira de fato. Para isso, teremos que calcular a hipotenusa.
H² = C² + C²
H² = 8² + 6²
H² = 64 + 36
H² = 100
H = 10
Então a esteira tem 10m de extensão. Logo, é neste espaço que vamos usar o "sorvetão", aliás o movimento RETO é o que está sob a esteira.
S = So ± V.t
10m = 0m + 0,5m/s . t
10m = 0,5m/s . t
10m / 0,5m/s = t
OBS.: 0,5 é a mesma coisa que 1/2. Também, vou isolar as unidades de medida pra calcular elas também.
10 / (1/2) . m / (m/s) = t
OBS.: Aplicando a divisão de fração tanto na parte numérica quanto nas unidades, temos:
10 . 2 . m . s/m = t (simplifique os "m")
20 . s = t
t = 20s
De resto, você precisa pegar listas sobre M.R.U. e praticar para fixar o uso da fórmula e aprender a interpretar o que se pede.