• Matéria: História
  • Autor: fabizinhaNeilocee
  • Perguntado 9 anos atrás

como você caracteriza a justificativa do poder politico de faráos e sacerdotes no Egito Antigo

Respostas

respondido por: Oakenshield
200
Eles acreditavam que os Faraós eram reencarnações de deuses, então eles eram sagrados, donos de todo o poder e dignos de todos os bens e adoração, então obviamente eles que deveriam governar soberanamente por  conta de sua sabedoria superior e conhecimento incomparável. Os sacerdotes por sua vez eram os ''os escolhidos'', eram os únicos que possuíam acesso aos ''deuses'' e que mantinham contato com eles, por isso o povo os respeitava e até mesmo temia, pois eles eram conhecidos algumas vezes por serem até mesmo ''intimos'' dos deuses e por causa disso tinham certo poder.
respondido por: EduardoPLopes
3

A justificativa do poder politico de faraós e sacerdotes no Egito Antigo se baseia no modelo já clássico da Teocracia.

Um governo teocrático é aquele em que o poder ou é exercido diretamente pelos representantes do clero ou por uma figura política que não é parte do Clero, mas que recebe o seu apoio integral e é visto ou como uma figura divina ou como alguém que é escolhido diretamente por uma ou mais divindades.

O Egito é, assim, um exemplo clássico de teocracia: o Faraó era o supremo-comandante dos exércitos, o Senhor do Estado e o "pai" de todos os seus servos, camponeses e escravos, sendo ou associado a uma figura divina, como seu filho ou encarnação, ou como "mensageiro dos deuses" - como Amenófis IV.

Mais sobre teocracias em:

https://brainly.com.br/tarefa/5403393

Anexos:
Perguntas similares