Nucepe) Em novembro de 1937, instaura-se no país um regime político que afirma inaugurar uma experiência única na história do Brasil. Assim, o Estado Novo, ou o novo Estado Nacional, procura articular uma política ideológica que assinale toda a grandeza de sua inovação e que legitime seu formato político-institucional perante todos os atores relevantes do sistema. Com este objetivo, mobiliza uma série de recursos específicos que asseguram a produção e a divulgação de um certo conjunto de ideias que conforma o seu projeto político [...].
O texto de Ângela Maria de Castro Gomes trata da organização do Estado Novo, durante a Era Vargas. São aspectos dessa estrutura
a) uma doutrina ideológica oficial compacta, suficiente para afastar as diversidades que poderiam pôr em risco o projeto de Estado, oriunda de uma elite que pensava de forma homogênea as bases de desenvolvimento do País.
b) a presença de uma poderosa agência, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), cuja função era controlar os ecléticos instrumentos necessários à construção de um projeto ideológico dominante.
c) o estabelecimento de uma política de aliança, entre as oligarquias regionais e o governo central, com o propósito de anular as conquistas obtidas no campo dos direitos trabalhistas, no curso da crise da Primeira República.
d) a montagem de uma engrenagem de informação e conhecimentos, produzida harmoniosamente entre imprensa e intelectuais ligados ao regime, colocada em funcionamento para uma difusão sistemática da ideologia oficial.
Respostas
Letra B
Explicação:
Só confia :)
São aspectos da organização do Estado Novo, durante a Era Vargas, "a presença de uma poderosa agência - Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), cuja função era controlar os ecléticos instrumentos necessários à construção de um projeto ideológico dominante". Portanto, a letra "b" é a correta.
Estado Novo
O Estado Novo, o Novo Estado Nacional ou a Terceira República foi instituída em novembro de 1937 e finda em outubro de 1945, marcando a experiência política, social e jurídica do Brasil com a centralização do poder e a promoção do nacionalismo e do anticomunismo.
Esse modelo de governo tinha como chefe o presidente Getúlio Vargas, que buscou sua articulação política, a partir de um ideário de grandeza e inovação, legitimando a forma político-institucional que delineou perante a nação.
Com isso, mobilizou uma série de recursos de "mídia", afim de produzir e difundir as ideias do seu projeto político, como aquele capitaneado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda.
Continue estudando sobre a Era Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/52992498
#SPJ2