1)
A profundidade é uma característica da__________. É a expressão das __________ entre os objetos e especialmente dos objetos em relação ao observador – seja ele o desenhista ou o espectador. Quando o espaço tridimensional é representado em uma superfície bidimensional, são necessários recursos para causar a sensação de profundidade. Um recurso para esta finalidade é o uso técnicas de desenho em__________, que se baseiam na definição do ponto de vista do desenhista (ou artista) como referencial para a construção do desenho.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
Alternativas:
a)
bidimensionalidade- distâncias- perspectiva;
b)
tridimensionalidade- proporções- perspectiva;
c)
bidimensionalidade- distâncias- rotação;
d)
tridimensionalidade- distâncias- perspectiva;
e)
tridimensionalidade- distâncias- angulosidade.
2)
Ao longo da história da produção cinematográfica, foram desenvolvidos e explorados diversos tipos de planos e enquadramentos de câmera:
- Plano Geral: com um ângulo visual bem amplo, a câmera mostra todo o cenário ou locação.
-Plano de Conjunto: com um ângulo aberto, a câmera mostra uma boa parte do cenário. É possível identificar os rostos das pessoas mais próximas à câmera.
- Plano Médio: a figura humana é enquadrada por inteiro, ocupando quase toda a tela.
- Plano Americano: O ator ou atriz é enquadrada do joelho para cima.
- Meio Primeiro Plano: a figura humana é enquadrada da cintura para cima.
- Primeiro Plano: o personagem é enquadrado do peito para cima. É o “CLOSE-UP", ou “CLOSE”.
- Primeiríssimo Plano ou “BIG-CLOSE”: a figura humana é enquadrada dos ombros para cima.
- Plano Detalhe: a câmera enquadra uma parte do rosto ou do corpo bem de perto.
Acerca do conceito de enquadramento, julgue as afirmações abaixo como falsas (F) ou verdadeiras (V).
I. Enquadramento no cinema depende das expressões do ator, e no desenho, da maneira de segurar o lápis ( );
II. A definição de um plano cinematográfico independe do enquadramento da cena ( );
III. Enquadrar uma cena envolve definir a distância e o ângulo dos quais ela é filmada ou desenhada ( );
IV. Não é possível aplicar a noção de enquadramento no desenho de observação ( ).
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas:
a)
F-V-V-F;
b)
V-F-V-V;
c)
F-F-V-F;
d)
F-V-F-F;
e)
V-F-V-F.
3)
A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e XVI, a partir das investigações de Filippo Brunelleschi (1377-1446), arquiteto e escultor florentino - pioneiro no uso da técnica - e descrita pelo mais importante teórico da Renascença, o pintor, escultor e arquiteto Leon Battista Alberti (1404-1472). Escrito originalmente em latim - De Pictura -, o tratado Della Pittura (1435) de Alberti é a primeira descrição sistemática de construção da perspectiva. A partir daí a nova ciência da perspectiva é colocada em prática por uma série de artistas. (PERSPECTIVA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: . Acesso em: 06 de jun. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7)
Sobre a representação da profundidade em diferentes momentos da História da Arte, analise as afirmações a seguir:
I. A civilização egípcia desenvolveu um complexo sistema de representação da profundidade espacial, por meio de diversas técnicas de desenho em perspectiva;
II. Preocupados prioritariamente com o conceito de belo ideal de inspiração grega, os artistas renascentistas não se dedicaram ao estudo das formas de representação do espaço;
III. Na Arte Moderna, recursos de representação do espaço e da profundidade, como as técnicas de desenho em perspectiva, por exemplo, foram subvertidos e transformados pelos artistas;
IV. A observação, registro e representação das relações espaciais de distância e profundidade são elementos presentes, em diferentes experiências e soluções, na História da Arte.
Estão corretas somente as afirmações.
Alternativas:
a)
I e III;
b)
I e IV;
c)
II e III;
d)
II e IV;
e)
III e IV.
4)
Observe a imagem abaixo.
Fig. Ilustração de uma câmara obscura, 1910.
camara escura
Fonte: Licenciamento sob domínio público via Wikimedia Commons. Disponível em: . Acesso em 07/06/2017.
Sobre a câmara obscura, julgue as sentenças a seguir como falas (F) ou verdadeiras (V):
I. A câmara obscura foi inspirada pela invenção da máquina fotográfica ( );
II. O funcionamento da câmara obscura é baseado na projeção dos raios de luz refletidos pelos objetos ( );
III. Entre outras aplicações, a câmara obscura era utilizada para desenhar ( );
IV. Para desenhar, se observava a imagem dentro da câmara obscura pelo furo ( ).
Assinale a sequência correta.
Alternativas:
a)
V-V-F-F;
b)
F-V-V-F;
c)
V-F-V-F;
d)
F-F-V-V;
e)
V-F-F-V.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
1D
2C
3E
4B
Explicação:
corrigido pelo AVA
Arte123:
muito obrigada
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás