"No fígado, proveniente do grupo amino dos amoniácidos é convertida em um composto menos tóxico, por uma série de reações químicas mitocondriais e citosólicas, denominada de ciclo da ureia". Assinale a alternativa que apresenta os termos que, respectivamente, preenchem as lacunas da afirmativa: A O o nitrogênio / óxido de nitrogênio B. o amônio / nitrogênio molecular C. O o nitrogênio / amônia D O o hidrogênio / amoníaco E. O a amônia / ureja
admmarlisaaraujo:
O transporte da AMONIA, produto do catabolismo de aminoácidos, para o fígado é realizado, via corrente sanguínea, pela glutamina e pela alanina. A glutamina é o mecanismo de transporte utilizado pela maioria dos tecidos, enquanto a alanina é o mecanismo de transporte utilizado pelos músculos esqueléticos. Uma vez no fígado, a amônia é convertida em UREIA, um composto menos tóxico, por uma série de reações químicas mitocondriais e citosólicas, denominada de ciclo da ureia.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
letra d
a amamonia/ureia
Explicação:
respondido por:
0
No fígado ocorrem diversas reações químicas, como a conversão do amina em amoníaco, que é menos tóxico, porém, gera íons de hidrogênio livre no meio. No final esses íons são usados para produzir ATP e o amoníaco vira ureia (alternativa D).
E se o fígado parar esse processo?
Vamos ter muita amônia no nosso corpo, o problema será quando ela começar a intoxicar as células do cérebro, promovendo um quadro neurológico por um problema hepático, mas isso só acontece em danos hepáticos severos como a falência hepática.
Venha estudar mais sobre o fígado
https://brainly.com.br/tarefa/10402381
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás