Sejam bem-vindos(as) ao Fórum da disciplina de “Pensamento Científico”!
Neste Fórum, estudaremos as relações entre a realização da vida humana e social e a ciência. O conhecimento científico é único em sua forma, sobretudo no que diz respeito ao método científico, e levou séculos para se desenvolver. Ao longo do tempo, muitos pensadores discutiram sobre os métodos de investigação científica, em perspectivas diversas nas etapas do pensamento científico. Da antiguidade à contemporaneidade, podemos perceber as aproximações entre os conhecimentos filosóficos e a científicos, sendo o conhecimento científico algo que se constitui e se desenvolve com suas peculiaridades, como pensamento ‘autônomo’ no contexto de advento da modernidade. Diversos pensadores contribuíram com o desenvolvimento das bases do método científico.
No século XX, Karl Popper buscou caracterizar (e delimitar) o conhecimento científico de forma objetiva. A ideia de Popper era a de que nenhuma observação é suficiente para confirmar uma teoria, que bastaria um contraexemplo para demonstrar sua falsidade. O conhecimento científico busca produzir de forma singular, o entendimento mais profundo e verdadeiro sobre a realidade, indo além das percepções empiristas, a partir do momento que destaca o importante papel da teorização e modelagem para representar a realidade com base nas evidências. A ciência contemporânea baseia-se no método probabilístico a partir do teste de hipóteses.
Em suma, o desenvolvimento do método científico ocorre em meio a construção do pensamento científico ao longo da história. Para o aprofundamento dos estudos sobre o tema, apenas como sugestão, recomendamos a leitura dos artigos disponibilizados nos anexos:
i) O artigo O que é a natureza da ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência?, de Breno Arsioli Moura, que nos oferece uma reflexão sobre o conceito de natureza da Ciência em trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
ii) O artigo Métodos científicos de indagación y de construcción del conocimiento de Andrés Jiménez e Alipio Jacinto, publicado na revista EAN, no qual os autores realizam uma descrição e classificação dos métodos de investigação e sua finalidade investigativa, cada um com sua forma particular de analisar o objeto de estudo.
A partir das referências estudadas neste Fórum, sugerimos que vocês, caros(as) estudantes, realizem as seguintes atividades reflexivas:
i) Comente sobre as relações entre ciência e sociedade (humanidade) ao longo da história. Você pode exemplificar em seu comentário, rupturas, continuidades, inovações, avanços e/ou retrocessos que foram trazidos(as) à humanidade como consequência dessas relações.
ii) Tomando como base a realidade social em que nos inserimos, reflita sobre as inovações científicas e/ou contribuições realizadas (ou que estão se desenvolvendo na atualidade) para a melhoria da vida humana e social.
Aguardamos as suas contribuições, participem!
Prof. Leonardo
Você deve responder a postagem do professor, para que sua postagem possa ser considerada para a avaliação. Ao responder a postagem de colegas, sua resposta não será considerada para pontuação. A resposta deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas.
Respostas
Resposta:
Através da produção científica movida simplesmente por essa curiosidade tem bem específica para abrimos fronteiras de nós tornar mas sábio e de, no longo prazo gerar valor e mas qualidade de vida para o ser humano,
Alem disso por meio de seus métodos e instrumentos a ciência nós permitir analisar o mundo ao redor e vê alem do que os olhos podem enxergar, então se torna bastante importante para o ser humano.
Explicação:
Os avanços científicos tem distintos objetivos, mas todos eles possuem algo em comum, e isso é trazer um benefício para a sociedade em que vivemos.
Ciência e Sociedade
Através da geração lógica impulsionada basicamente por este interesse, a ciência nos permite analisar o mundo ao nosso redor e ver além do que o olho pode ver, de modo que ela se torna excepcionalmente vital para o ser humano.
A ciência é vital para o ser humano na atualidade, e isso se dá muito por conta das necessidades que criamos ao longo do tempo, como a necessidade de energia elétrica, ou de objetos que precisam de tecnologia computacional para funcionar. Com isso, pode-se dizer que a ciência está longe de ser dispensável para os seres humanos.
Leia mais sobre ciência aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38395777