Um dos aspectos que caracteriza as dificuldades atuais na alfabetização, além da ampliação do seu conceito, está na herança do analfabetismo e das desigualdades sociais. O analfabetismo no Brasil vem desde o período colonial quando povos escravizados procedentes da África serviam única e simplesmente para trabalhar e a escola era para filhos e filhas de famílias de posses. De acordo com dados do IBGE, no ano de 2019 ainda tínhamos cerca de 11,3 milhões de brasileiros analfabetos, isso representa 6,8%% da nossa população. Diante desse quadro, analise as afirmativas abaixo. O alto índice de analfabetismo no Brasil provoca grandes problemas ao país e ao indivíduo. A exclusão social e a falta de capacitação profissional são alguns deles. Faltam políticas públicas eficientes público-alvo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) residentes em regiões de baixo desenvolvimento socioeconômico. O analfabetismo funcional causa evasão escolar e a baixa qualidade da educação básica. Assinale a alternativa correta: A - I, II e III B - I e II C - Somente II D - II e III E - I e III
Respostas
Resposta:
Em alguns casos, o termo analfabetismo funcional foi utilizado também para designar um meio termo entre o analfabetismo absoluto e o domínio pleno e versátil da leitura e da escrita, ou um nível de habilidades restrito às tarefas mais rudimentares referentes à "sobrevivência" nas sociedades industriais.
RESPONTA
II D - III E
Resposta:
A
Explicação:
I - O alto índice de analfabetismo no Brasil provoca grandes problemas ao país e ao indivíduo. A exclusão social e a falta de capacitação profissional são alguns deles.
II - Faltam políticas públicas eficientes público-alvo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) residentes em regiões de baixo desenvolvimento socioeconômico.
III - O analfabetismo funcional causa evasão escolar e a baixa qualidade da educação básica.