A prática de análise e reflexão sobre a língua deve ser orientada para a melhoria da capacidade dos alunos em compreensão e produção de linguagem. Nessa perspectiva, é possível remeter a Barbosa (2010, p. 58) quando esclarece que as práticas de análise linguísticas:
[...] devem basear-se na unidade textual, de maneira articulada, seja nas atividades de compreensão ou nas atividades de produção de textos. Dessa forma, a proposição é que os conteúdos gramaticais passem a ser focados no interior das práticas de análise linguística (que contemplariam também outros conteúdos) que, por sua vez, devem estar intrinsecamente relacionadas às práticas de uso da linguagem – compreensão e produção de textos. Trata-se de selecionar conteúdos a partir das necessidades apresentadas pelos alunos nas atividades de produção e compreensão de textos. Visto dessa forma, o trabalho com a gramática [...] volta-se para a exploração de recursos linguísticos colocados à disposição dos sujeitos para a construção de sentidos, seja em atividades de compreensão ou de produção de textos orais e escritos.
SILVA, Ivaneide Dantas da et al. Aprendizagem da língua portuguesa – 2. ed. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. p. 200 (ADAPTADA).
Considerando o contexto apresentado, de que forma um professor de Língua Portuguesa pode trabalhar situações didáticas de exploração da língua em sala de aula?
Escolha uma:
a.
A partir do estudo da linguagem formal, que independe da linguagem do aluno.
b.
O professor pode selecionar conteúdos voltados para a realidade linguística dos alunos.
c.
O professor de Língua Portuguesa deve explorar detalhadamente a compreensão de textos.
d.
A gramática pode ser trabalhada fora da produção de textos.
e.
O professor pode trabalhar a gramática pura, sem o texto.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
b. O professor pode selecionar conteúdos voltados para a realidade linguística dos alunos.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás