O Planejamento Tributário em palavras simples, é a gestão do pagamento de tributos de uma determinada empresa. Mas também é o conjunto de ações que tem como objetivo central reduzir o pagamento de tributos desta determinada empresa. Considerando as ações preventivas e os estudos que devem ser realizados para minimizar o impacto tributário, com também a gestão dos indicadores tributários, e o controle de pagamentos de tributos, temos a Gestão Tributária.
Sem a adequada Gestão Tributária, e consequentemente sem as ações de Planejamento Tributário, uma empresa está sujeita então a não apenas pagar mais tributos, como também ter sua lucratividade prejudicada, uma vez que dependendo do negócio, mais de 50% do lucro de uma empresa pode ser dirigido ao pagamento de impostos. Isso compromete a saúde financeira da empresa a longo prazo, e pode significar baixa competitividade, dado que empresas com menor lucratividade não conseguem investir por exemplo em pesquisa, inovação, tecnologia.
Existem quatro tipos diferentes de Planejamento Tributário, a saber, o estratégico, o operacional, o preventivo, e o corretivo.
Vocês devem descrever como funciona o Planejamento Tributário Preventivo, agora é com vocês!
Respostas
Resposta:
O planejamento tributário preventivo é um conjunto de medidas e análises para prever, antecipar e evitar problemas e equívocos relacionados aos tributos pagos pela empresa, além de avaliar o regime tributário praticado estuda as ferramentas contábeis é importante para a elaboração de diversos planejamentos.
Explicação:
Resposta:
O Planejamento Tributário Preventivo se refere ao estudo realizado antes de o fato administrativo ser efetivado, de modo que tem como um de seus objetivos aumentar a competitividade das empresas.
Planejamento tributário
O planejamento tributário é um sistema legal projetado para reduzir impostos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da forma que lhe aprouver, procurando reduzir os custos do seu negócio, incluindo os impostos.
O nome preventivo surge justamente para que o planejamento seja realizado antes de que uma uma ação errônea seja tomada.
Explicação: