Respostas
Primeiramente, vamos relembrar sobre as Leis de Kepler:
- Primeira Lei de Kepler: Os planetas descrevem órbitas elípticas, com o Sol em um dos focos.
- Segunda Lei de Kepler: O vetor posição de um planeta varre áreas iguais em tempos iguais.
- Terceira Lei de Kepler: O cubo do raio médio da órbita de um planeta é proporcional ao quadrado do período de revolução deste planeta.
Gostaria de pontuar que essas leis valem para qualquer sistema no qual a massa do corpo central seja muito maior que a massa dos corpos em órbita, que a Segunda Lei de Kepler se refere a cada planeta de forma individual e que a Terceira Lei de Kepler se refere aos planetas de um mesmo sistema. Com isto em mente, vamos resolver os exercícios:
7) É dado no enunciado as áreas varridas por um mesmo planeta em tempos diferentes, e precisamos descobrir qual foi o tempo gasto em cada parte do percurso a partir dos valores das áreas varridas pelo vetor posição.
A Segunda Lei de Kepler nos diz que esse planeta deve varrer áreas iguais em tempos iguais, ou seja, a velocidade areolar (a quantidade de área varrida a cada instante) deve ser constante durante todo seu trajeto. Sendo e o tempo gasto para varrer e , respectivamente, teremos:
Perceba que é o triplo de , então o planeta precisa ter levado um terço do tempo para varrer a área , ou seja, 20,717 anos.
8) O enunciado apresenta dois corpos diferentes orbitando em um mesmo sistema, nesse caso os dois orbitam o Sol. Além disso, sabemos que o período de translação da Terra é de 1 ano, e o enunciado nos dá o raio das órbitas.
Primeiramente, vamos calcular o raio médio da órbita do asteroide:
Sendo e , e , o raio médio e o período das órbitas do asteroide e da Terra, respectivamente, podemos aplicar a Terceira Lei de Kepler: