A constituição de uma identidade é produto de um intenso processo de construção social. Seu desenvolvimento depende de relações sociais e de interação. Para existir identidade, é necessário haver grupos ou sociedades. No cotidiano, a impressão que existe é a de que uma identidade não depende de outros indivíduos. Sobre essa perspectiva do essencialismo identitário, analise as sentenças a seguir: I- Essa visão da identidade não essencialista, problematizada pelas análises das Ciências Sociais, dos estudos culturais e dos movimentos sociais a partir dos anos de 1960. II- O racismo foi um conceito bastante empregado entre os séculos XIX e início do século XX. A raça pode ser entendida como o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças e entre as etnias. III- Ela percebe a identidade como um conjunto cristalino, autêntico e perene de características comuns aos que partilham de determinada identidade a partir de uma suposta unidade. IV- Ela indica uma perspectiva que desconsidera a necessidade de outras identidades, naturalizando os contextos e as relações sociais, isto é, aquilo que é cultural. Assinale a alternativa CORRETA:
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