Respostas
Resposta:
Aquele que se dedica à arqueologia, que tem essa disciplina como profissão.
Explicação:
O trabalho do arqueólogo é estudar e investigar a cultura e as civilizações humanas em seu passado, por meio da análise de vestígios materiais.
Ele trabalha na escavação de sítios arqueológicos que contenham objetos, marcas e registros relacionados às sociedades que ali existiram, e com seus conhecimentos de história consegue expandir teorias e pesquisas sobre as civilizações estudadas.
A rotina do arqueólogo é baseada na busca e investigação de artefatos arqueológicos, com base em método científico, para traçar a evolução das culturas e das sociedades com a observação de utensílios, armas, itens de decoração, ferramentas diversas, além de quaisquer tipos de marcas de ocupação humana que tenham deixado registros no meio.
No dia a dia do trabalho com o sítio arqueológico, esse profissional cataloga os objetos encontrados, realiza pesquisas relacionadas a ele, desenvolve teorias a respeito das descobertas encontradas, entre outros. Em geral, trabalha em equipes multidisciplinares, com a presença de historiadores, antropólogos, biólogos, paleontólogos, químicos, entre outros.
O arqueólogo pode trabalhar como pesquisador acadêmico em universidades e institutos de pesquisa, em instituições públicas que atuam com a preservação do patrimônio cultural, como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além de museus e outros ambientes de promoção e preservação cultural.
Outros tipos de empresa, como de engenharia, construção civil, geologia e urbanização podem contratar arqueólogos para trabalhar na preparação de empreendimentos, verificando a preservação do local e oferecendo consultoria arqueológica.