Olá estudantes, tudo bem com vocês?
Sejam bem-vindos(as) ao Fórum da disciplina de “Pensamento Científico”!
Neste Fórum, estudaremos as relações entre a realização da vida humana e social e a ciência. O conhecimento científico é único em sua forma, sobretudo no que diz respeito ao método científico, e levou séculos para se desenvolver. Ao longo do tempo, muitos pensadores discutiram sobre os métodos de investigação científica, em perspectivas diversas nas etapas do pensamento científico. Da antiguidade à contemporaneidade, podemos perceber as aproximações entre os conhecimentos filosóficos e a científicos, sendo o conhecimento científico algo que se constitui e se desenvolve com suas peculiaridades, como pensamento ‘autônomo’ no contexto de advento da modernidade. Diversos pensadores contribuíram com o desenvolvimento das bases do método científico.
No século XX, Karl Popper buscou caracterizar (e delimitar) o conhecimento científico de forma objetiva. A ideia de Popper era a de que nenhuma observação é suficiente para confirmar uma teoria, que bastaria um contraexemplo para demonstrar sua falsidade. O conhecimento científico busca produzir de forma singular, o entendimento mais profundo e verdadeiro sobre a realidade, indo além das percepções empiristas, a partir do momento que destaca o importante papel da teorização e modelagem para representar a realidade com base nas evidências. A ciência contemporânea baseia-se no método probabilístico a partir do teste de hipóteses.
Em suma, o desenvolvimento do método científico ocorre em meio a construção do pensamento científico ao longo da história. Para o aprofundamento dos estudos sobre o tema, apenas como sugestão, recomendamos a leitura dos artigos disponibilizados nos anexos:
i) O artigo O que é a natureza da ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência?, de Breno Arsioli Moura, que nos oferece uma reflexão sobre o conceito de natureza da Ciência em trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
ii) O artigo Métodos científicos de indagación y de construcción del conocimiento de Andrés Jiménez e Alipio Jacinto, publicado na revista EAN, no qual os autores realizam uma descrição e classificação dos métodos de investigação e sua finalidade investigativa, cada um com sua forma particular de analisar o objeto de estudo.
A partir das referências estudadas neste Fórum, sugerimos que vocês, caros(as) estudantes, realizem as seguintes atividades reflexivas:
i) Comente sobre as relações entre ciência e sociedade (humanidade) ao longo da história. Você pode exemplificar em seu comentário, rupturas, continuidades, inovações, avanços e/ou retrocessos que foram trazidos(as) à humanidade como consequência dessas relações.
ii) Tomando como base a realidade social em que nos inserimos, reflita sobre as inovações científicas e/ou contribuições realizadas (ou que estão se desenvolvendo na atualidade) para a melhoria da vida humana e social.
Respostas
Resposta:
Explicação:
A relação entre a ciência e a sociedade ao longo da história tem como fundo a natureza da ciência em organizar e trazer conhecimentos científicos com experimentos e teorias de aspectos envolvidos em nossa vida, produzindo também efeitos colaterais como manipulações genéticas que fazem o uso de animais em experiências científicas e testes a fim de comprovar a eficiência de produtos como vacinas, cosméticos, medicamentos etc.
A Ciência exerce uma grande influência em nossa vida cotidiana a ponto de ser difícil imaginar como seria o mundo atual sem a sua contribuição ao longo do tempo, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas.
Também se caracteriza por uma preocupação contínua não só em conhecer os fenômenos que acontecem em nosso meio, como também em descrevê-los e propor teorias racionais que possam explicar como eles acontecem.
Ela é integrada à sociedade tanto no fator produtivo como no social sendo inquestionável, na medida em que possibilita avanços que influenciam no desenvolvimento dos campos da saúde, da alimentação, da energia, do ambiente, da tecnologia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações, enriquecendo as sociedades intelectual, culturalmente e trazendo o progresso da sociedade.
Temos como inovações cientificas e contribuições atualizadas no Brasil os Sistemas CNI (CNI, SESI, SENAI e IEL) com investimentos em capacitação dos colaboradores proporcionando conhecimento e oferecendo serviços as empresas nacionais com foco na qualificação profissional e desenvolvimento tecnológico que resultarão em benefícios para toda a sociedade.
As inovações tecnológicas agregam no conhecimento científico, através de melhores meios de transporte ou canais de comunicação onde a sociedade pode vir a se expressar sobre diversos assuntos pois estamos conectados 24 horas por dia e podemos acompanhar tudo o que acontece no mundo todo em tempo real, quem não acompanha esse ritmo de atualizações acaba ficando desatualizado e fora do contexto social.
Apesar dos seus feitos extraordinários, a ciência e, principalmente, os investimentos públicos em ciência e tecnologia parecem enfrentar uma crise de legitimação social no mundo todo colocando a tona uma série de questões cruciais nos dias de hoje de como afetam a qualidade de vida das pessoas e como fazer com que seus efeitos sejam os melhores possíveis.