4. No campo das atividades comerciais engendradas por organizações na contemporaneidade, B2B significa business-to-business (de empresa para empresa), isto é, descreve negócios cujos clientes são outras empresas e organizações. Portanto, todo o seu marketing é dedicado às necessidades, interesses e desafios dos clientes que fazem compras sob os auspícios das organizações das quais são colaboradores.
Em alinhamento com essa constatação, selecione a alternativa que corretamente conceitua o marketing B2B.
A. O marketing B2B envolve as estratégias para a promoção de bens e serviços entre agentes governamentais e consumidores finais.
B. Uma das características fundamentais do marketing B2B é sua preocupação com os processos emocionais e afetivos que envolvem a compra.
C. O marketing B2B é fundamentalmente marcado por estratégias tradicionais de divulgação, como o emprego de canais como mídias impressas e rádio.
D. O marketing B2B envolve o conjunto de movimentos e processos relacionados a comercialização de produtos e serviços de uma empresa para outra.
E. O consumidor individual final e os processos decisórios que envolvem suas aquisições de produtos e serviços são o foco do marketing B2B.
Respostas
Resposta:D.
O marketing B2B envolve o conjunto de movimentos e processos relacionados a comercialização de produtos e serviços de uma empresa para outra.
Explicação: Em termos definicionais, o marketing B2B pode ser delineado como a gama de procedimentos relativos a promoção e comercialização de bens e serviços de uma empresa para outras.
Estão incorretas as opções que sugerem que o foco seria o consumidor individual final, uma vez que o alvo do B2B são as empresas. Está incorreta também a opção que sugere que o marketing B2B ressaltaria principalmente canais tradicionais de divulgação, pois essa modalidade de marketing também pode utilizar amplamente canais digitais modernos. Ademais, está errada a alternativa que fala que o marketing B2B focalizaria nos fatores emocionais e afetivos que envolvem a compra, pois o B2B deve se preocupar com a promoção dos benefícios racionalmente perceptíveis, como economia de tempo e dinheiro, que os bens e serviços das empresas podem oferecer.