No campo das políticas públicas, a educação é tida como uma política social que se constitui como um direito de todos. Este direito precisa ser garantido e para que isto aconteça alguns fatores são primordiais: condições, acesso, permanência e infraestrutura básica. O Censo Demográfico, por exemplo, constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.
Neste contexto, elabore um texto dissertativo/argumentativo, de 10 a 15 linhas, explicando a importância e as contribuições das estatísticas para que a educação seja garantida.
Respostas
Resposta:
Estatística aplicada à educação:
A estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Estatística ou métodos estatísticos, foi criada inicialmente para designar a coleta e a apresentação de dados quantitativos de interesse do Estado, daí o nome "estatística". Porém hoje esse método é encontrada nas mais diversas atividades, como por exemplo na educação.
A estatística como qualquer outra ciência aplica-se à educação, sendo usada como ferramenta para, formulação de planos, programas e projetos nos sistemas de ensino, coletar dados sobre o comportamento das escolas, e o mais importante, medir níveis, como por exemplo, o de aprendizagem do ensino.
A estatística apresenta-se como forte aliada da educação, trazendo dados que permite discutir alternativas para melhorar, caso necessário, os indicadores abordados. Nesse sentido, recorrer aos ensinamentos da estatística implica, necessariamente, em melhorar a qualidade dos nossos serviços, sendo a educação um deles.
Espero ter ajudado. Bons estudos.