• Matéria: ENEM
  • Autor: mandsxxrosa8234
  • Perguntado 3 anos atrás

A perspectiva antropológica nos ajuda a entender e compreender a diversidade das culturas e das formas de organização social, orientando-se pelo distanciamento das interpretações eurocêntricas e, por conseguinte, diz sobre o respeito à toda a composição diversa da vida humana. Considerando este aspecto, a proposta de reflexão deve ser encaminhada para pensar a situação geral das populações indígenas em diálogo com um contexto, ainda, de pandemia; Leia os fragmentos a seguir: (1) "Precariamente assistidas [. ] e pressionadas pela crescente onda de invasões em seus territórios, as comunidades indígenas enfrentam quase sozinhas o avanço da pandemia do coronavírus nas aldeias. [. ]. "Temos um histórico muito perverso de doenças contagiosas, que dizimaram etnias inteiras no passado. Todos estão assustados", diz Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) (Agência de Jornalismo Investigativo Pública. (14 abril 2020) (2) "De acordo com o monitoramento realizado desde o começo da pandemia pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), até o dia 18 de janeiro de 2022, 1. 255 vidas indígenas foram levadas pela Covid-19. [. ] esse número é resultado, principalmente, da negligência e do descaso [. ] em vacinar e oferecer assistência médica aos povos originários. [. ]". (10 janeiro 2022). Comente a afirmativa a seguir, utilizando-se tanto dos conhecimentos antropológicos, assim como, do debate político sobre o papel do Estado, democracia e justiça social. O Estado, e parte da sociedade civil, ainda reproduzem a narrativa de desvalorização e não reconhecimento da população indígena brasileira, uma vez que as ações de violência e violação dos direitos de existir destes povos permanecem enraizadas na cultura nacional. Você pode orientar a sua reflexão a partir dos seguintes conceitos: Diversidade cultural/ Alteridade/ Eurocentrismo e a discriminação/ Padrões de Cultura. Referências (1) Coronavírus de um lado, invasores de outro: como está a situação dos indígena

Respostas

respondido por: bmingorance
5

Resposta:

Ao longo dos últimos anos a saúde indígena tem sido tema de importantes levantamentos e estudos sistemáticos no campo das ciências sociais. Observando esse cenário e no conjunto dessas reflexões estão os temas das epidemias, das iniciativas de assistência sanitária, das especificidades socioculturais, das carências nutricionais, da criação da política de saúde indígena brasileira e a demografia, mas o que mais estão se repercutindo é os desafios da pandemia de COVID-19 que estão trazendo para a saúde indígena.

Na minha opinião deveria ser feito um debate de algumas das principais iniciativas do Estado brasileiro, da Sociedade civil e da academia na sistematização de um discurso que fale sobre a importância da saúde indígena no país. acredito que tem que ser debatido, afinal de contas os indígenas são iguais a todos os indivíduos, sem excessão. Há inúmeras possibilidades de ações, destacando podemos falar que deveria ser desenvolvido ações pontuais de assistência sanitária aos indígenas, a partir de estruturas simplificadas de atenção à saúde, como a manutenção de alguns postos com enfermeiros e convênios itinerantes de prestação de assistência médica ou até mesmo levantamentos sanitários entre os grupos indígenas, destacando essa parte, deve-se dar destaque ainda maior na importante investida institucional do órgão em torno da saúde indígena, sendo assim com esse projeto estabeleceria como urgente a estruturação de uma normativa sobre a assistência aos indígenas, que sobretudo contemplasse as especificidades culturais e as demandas sanitárias daqueles grupos.

Sabemos que a saúde dos indígenas fazem fronteiras perigosas com outras demandas de ordem, seja ela social, política ou econômica e, por isso, ainda hoje enfrenta desafios estruturais, especialmente relacionados à posse e à gestão da terra. Existem inúmeras formas de ajudar os povos indígenas, mas acredito que isso deve partir primeiro do povo, tem que se manifestar, afinal de contas a democracia é maior.

Explicação:

ava

respondido por: henriquec1001
0

É papel do Estado garantir que o direito a vacinação de toda população, inclusive dos indígenas, que segundo o texto ficaram de certa forma desassistidos, de modo a lutar contra o vírus e as invasões em suas áreas.

Direito dos índios

A democracia não deve ser apenas pensada no ato de votar, visto que a mesma garante que a justiça social seja aplicada até mesmo aos povos indígenas.

Por isso, compete aos órgãos competentes fiscalizarem o trabalho do Estado, com o objetivo de não deixar nenhum cidadão para trás.

Saiba mais sobre direito a vacina em:

https://brainly.com.br/tarefa/8340883

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares