• Matéria: História
  • Autor: jefffelipe2015
  • Perguntado 3 anos atrás

1)
Ao assumirem o poder, Vargas e Perón [líder argentino] começaram a colocar em prática propostas que representavam uma nova visão de Estado e de nação. As políticas desses governantes em relação ao esporte estavam inseridas em uma característica maior de seus governos, que visava a ampliar a intervenção estatal em diversas dimensões da sociedade, como a saúde, a educação, o serviço social e a distribuição de bens culturais. O esporte estava inserido, então, como mais um entre tantos outros instrumentos de mediação entre Estado e sociedade.

DRUMOND, Maurício. Vargas, Perón e o esporte: propaganda política e a imagem da nação. Estudos históricos, Rio de Janeiro , v. 22, n. 44, p. 398-421, Dec. 2009 .

Disponível em http://www.scielo.br/pdf/eh/v22n44/v22n44a05.pdf. Acesso em 24 fev 2019.





A vida cultural da nação brasileira no ‘Estado Novo’ agregaria múltiplas dimensões ao regime do governo, de modo a alinhar estas manifestações aos interesses diretos do Estado.



A respeito da dinâmica social no período proposto, avalie as afirmações que se seguem:



I – O Estado varguista interveio diretamente na vida musical, apoiando gêneros como o samba, no entanto, estabeleceu censura sobre este gênero, de modo a produzir músicas que fossem alinhadas aos interesses do regime de governo.

II – É incorreto afirmar a existência de censura no regime do ‘Estado Novo’, uma vez que a Segunda Guerra Mundial e o alinhamento político do governo com os Estados Unidos viabilizaram a difusão de diferentes manifestações culturais norte-americanas, por exemplo.

III – O futebol também foi enquadrado pelo governo como parte de seu projeto político, à medida que representava a possibilidade de uma representação do povo brasileiro e uma forma de associação direta deste esporte à ideia de ‘nação’.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
II, apenas.

b)
III, apenas.

c)
I e II, apenas.

d)
I e III, apenas.

e)
II e III, apenas.

2)
"A intervenção estatal no cinema esteve relacionada à lógica política da “Era Vargas”, que defendia a industrialização do país e também uma reformulação da economia, na tentativa de promover o desenvolvimento nacional. O cinema foi incorporado ao projeto governista de industrialização, daí sua importância em ter sido reconhecido oficialmente com a elaboração de políticas públicas específicas".

ASSIS, Paula. Cultura, política e mercado: o cinema nacional na Era Vargas. Temáticas, Campinas, v.22, n.43, pp. 159-182, fev./jun. 2014. Disponível em https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/tematicas/article/download/2153/1561. Acesso em 25 fev 2019.



Os meios de comunicação modernos, como o cinema e o rádio, tiveram participação expressiva na vida social brasileira durante todo o século XX, inclusive até os dias atuais. No entanto, estes meios foram pautados por uma dinâmica particularmente importante durante o ‘Estado Novo’ (1937 – 1945).

Sobre a dinâmica desses meios de comunicação nesse período histórico, é correto afirmar que

Alternativas:

a)
o governo Vargas manteve independência de ação em relação aos meios de cinema, não exercendo controle sobre os mesmos, uma vez que a associação política com os Estados Unidos viabilizava investimentos nos meios de comunicação.

b)
o setor de radiodifusão foi particularmente utilizado pelo governo a fim de difundir imagens e ideais associados ao regime; tais ações passaram pela utilização de redes privadas de comunicação e criação de redes públicas.

c)
a censura aos meios de cinema teve por objetivo bloquear a importação de filmes e séries internacionais, tachadas de ‘comunistas’ ou ‘fascistas’, no âmbito da bipolaridade política verificada no mundo antes da Segunda Guerra Mundial.

d)
a censura aos meios de comunicação social, materializada na criação do DOPS (Departamento de Ordem Pública e Social), tinha por objetivo limitar a difusão de ideias críticas ao regime de governo e aumentar o carisma de Getúlio Vargas perante a população.

e)
os cinejornais financiados pelo governo tinham por objetivo dar um enfoque sobre os interesses dos operários e da classe trabalhadora, suas conquistas e reivindicações, de modo a ampliar o espaço de representação destas classes na vida política e social da nação.

Respostas

respondido por: adrizangelacastro
0

Resposta:

vou pesquesar

Explicação:

......nhh

respondido por: santoscaete48
1

Resposta:

1.d

2.b

3.e

4.c

Explicação:

Perguntas similares