A perspectiva antropológica nos ajuda a entender e compreender a diversidade das culturas e das formas de organização social, orientando-se pelo distanciamento das interpretações eurocêntricas e, por conseguinte, diz sobre o respeito à toda a composição diversa da vida humana. Considerando este aspecto, a proposta de reflexão deve ser encaminhada para pensar a situação geral das populações indígenas em diálogo com um contexto, ainda, de pandemia; Leia os fragmentos a seguir:
(1) “Precariamente assistidas [...] e pressionadas pela crescente onda de invasões em seus territórios, as comunidades indígenas enfrentam quase sozinhas o avanço da pandemia do coronavírus nas aldeias. [...]. “Temos um histórico muito perverso de doenças contagiosas, que dizimaram etnias inteiras no passado. Todos estão assustados”, diz Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) (Agência de Jornalismo Investigativo Pública. (14 abril 2020)
(2) “De acordo com o monitoramento realizado desde o começo da pandemia pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), até o dia 18 de janeiro de 2022, 1.255 vidas indígenas foram levadas pela Covid-19. [...] esse número é resultado, principalmente, da negligência e do descaso [...] em vacinar e oferecer assistência médica aos povos originários. [...]”. (10 janeiro 2022).
Comente a afirmativa a seguir, utilizando-se tanto dos conhecimentos antropológicos, assim como, do debate político sobre o papel do Estado, democracia e justiça social.
Respostas
Resposta:É incrível como ainda no século atual há tanto descaso, desrespeito e desigualdade com os cuidados com a saúde, cultura ritos dos indígenas e dos menos favorecidos. Além dos povos indígenas sofrerem com a ganancia do capitalismo invadirem territórios garantidos aos mesmos, desapropriando-os de suas terras, ainda matanças com sede de extinção de um povo heróico e merecedores de seus direitos. A saúde precária e descasos de um modo geral, com a pandemia muitos se foram por falta de assistência, e os que tiveram assistência no foi devido a compaixão do governo, mas sim de cientistas e profissionais que fizeram um juramento de cuidar e amar a vida sem distinção de tribo, raça, cor ou credo.
Explicação:Anualmente são feitos, pelo Ministério da Saúde,campanhas de vacinação para a prevenção da gripe,doença causada pelo vírus influenza. Qual característica dos vírus exige que a vacinação contra a gripe seja feita
Resposta:
O crescimento da falta de recursos naturais, a ganancia de mineradores e exploradores por recursos nas terras indígenas, locais de difícil acesso, falta de recursos humanos para a segurança e a saúde dos povos indígenas, tudo isso dificulta a fiscalização das terras certificadas como reservas e bom atendimento a saúde deles, também o descaso do governo que não investe melhor os recursos para que se melhore os problemas dos nossos irmãos indígenas e bem como o racismo popular que já está enraizado no nosso país a séculos.
Explicação: